Como consultar o resultado do Enem 2017

Atualizado em: 10.08.2016

by Enem 2017 on 10/08/2016

Como consultar o Resultado Enem 2017: Assim que publicou o edital da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) confirmou que as provas serão aplicadas no primeiro final de semana de novembro, nos dias 05 e 06. No documento, também foi informado o dia de publicação do gabarito oficial. A data de divulgação dos resultados individuais, entretanto, ainda não foi confirmada, mas a previsão é de que as notas saiam no início de janeiro de 2017.

O Enem 2017 será constituído por 180 questões de múltipla escolha e uma redação de caráter dissertativo-argumentativo, cujo tema será conhecido apenas no momento de aplicação das provas do segundo dia. As questões serão divididas em igual número entre quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. As duas primeiras serão aplicadas no sábado e as duas últimas no domingo, junto da redação.

Quando será divulgado o resultado do Enem 2017? Apesar de estabelecer em edital a data de publicação do gabarito oficial, o Inep não informou quando divulgará as notas do Enem 2017. O Instituto justifica que é impossível determinar um dia exato, diante da quantidade de provas que devem analisadas e, principalmente, pela complexidade na correção das redações. Entretanto, com base no cronograma das edições anteriores, já é possível afirmar que divulgação acontecerá na primeira quinzena de janeiro de 2017.

Como Consultar Resultado Enem 2017

Como será realizada a correção das provas do Enem 2017?

Para consultar o resultado individual do Enem 2017, o estudante precisa acessar a página do participante, disponível no seguinte endereço dentro portal do Inep: http://enem.inep.gov.br/participante. No acesso, será exigido o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha. Quem não se lembrar e necessitar recuperar a senha do Enem 2017, deverá clicar na opção “Esqueci minha senha”, disponível no canto direito inferior da tela.

Seguindo todos os passos corretamente, uma nova página será carregada. Nela, as notas estarão separadas por área de conhecimento e pela redação. Na mesma página haverá a situação do candidato nos dias de prova, se presente ou ausente.

As questões objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio são corrigidas por meio da Teria de Resposta ao Item (TRI). A metodologia de correção não estabelece a nota com base no número de acertos, mas avalia a qualidade das respostas. Isso é possível porque as perguntas recebem pesos diferentes, de acordo com o grau de dificuldade.

Para entender melhor, imagine que dois estudantes tenham acertado a mesma quantidade de questões: 100 das 180. O primeiro, por sua vez, acertou a maioria das questões fáceis e errou em maior número as difíceis. O segundo, ao contrário, acertou mais questões difíceis do que fáceis. Desta forma, por ter apresentado melhor qualidade nas respostas, seguindo a lógica da TRI, a nota maior será atribuída ao primeiro candidato.

Como consultar o gabarito do Enem 2017?

Conforme trouxe em edital, o Inep divulgará o gabarito oficial do Enem 2017 no terceiro dia útil após a aplicação do Exame. Portanto, como o último dia de aplicação das provas será domingo, 06 de novembro, as respostas oficiais estarão disponíveis para consulta a partir da quarta-feira seguinte, dia 09 do mesmo mês, no site oficial do Instituto.

Todos os estudantes que forem conferir as respostas deverão ficar atentos a duas coisas: dia do Exame (sábado ou domingo) e cor do caderno de provas. Em cada dia haverá quatro cores diferentes. Apesar das questões serem as mesmas, a ordem das perguntas e respostas variam de uma cor para outra, daí a importância de ter atenção antes da correção.

Aqueles participantes mais ansiosos, que não aguentarem esperar até quarta-feira para conferir o as respostas com o gabarito oficial, poderão corrigir suas provas assim que chegarem em casa, pois divulgaremos o gabarito do Enem 2017 extraoficial aqui em nosso site logo após o término das provas, tanto no sábado quanto no domingo. Os resultados serão idênticos ao do Inep, pois as resoluções serão realizadas por professores especialistas em cada área de conhecimento.

Quem mandar bem nas provas terá grandes chances de conseguir vagas em cursos de universidades federais, institutos federais, bolsas e financiamento de cursos em faculdades particulares, por meio de programas do Ministério da Educação (MEC) que utilizam a nota do Enem como critério em seus processos de seleção: Sisu, Sisutec, ProUni e/ou Fies.

Para maiores informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, leia mais artigos em nosso site, continue nos visitando e curta a página do Enem 2017 no facebook!

Comentários

Comentários

Ivo silva março 20, 2017 às 20:11

quem pegou a nota agora ainda dar para se inscrever no sisu,fies, prouni

Responder

antonio cassiano custodio da silva janeiro 22, 2017 às 21:37

estou perdido no resultado do enem 2017

Responder

emily pantoja de araujo janeiro 22, 2017 às 11:50

aqueles que conseguiram ver o resultado poderiam me dizer como faz pq n consigo entrar n parece nada

Responder

luccas figueiredo silva janeiro 18, 2017 às 14:51

resultado enem

Responder

weythylla janeiro 18, 2017 às 14:16

Resultado

Responder

leticia Mariah janeiro 18, 2017 às 13:15

nao consigo acessar a nota no Enem , alguem tambem esta com dificuldades ?

Responder

Patrick malcher janeiro 27, 2017 às 15:01

Voces tem que atualizar o navegador de vocês ai sim pega normal a página do participante

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: