Edital do Enem 2017: Conheça as Principais regras do Exame

Atualizado em: fevereiro 14, 2017

by Enem 2017 on 12/02/2017

Edital Enem 2017 será divulgado nos próximos meses! O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já está analisando as regras da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio e trabalha na elaboração de seu edital. É bem provável que o documento seja divulgado em meados do mês de abril.

Ligado ao Ministério da Educação (MEC), o Inep é uma autarquia responsável por organizar o Enem. Cabe ao Instituto, portanto, elaborar e especificar todas as regras e datas do Exame, bem como gerenciar o conteúdo das provas.

Edital do Enem 2017 será publicado no Diário Oficial da União

Assim que ajustar todas as regras e definir o cronograma do Enem 2017, o Inep fará a publicação do edital no Diário Oficial da União (DOU). Depois de publicado, uma cópia do documento será postada no site oficial do Instituto, no endereço http://portal.inep.gov.br, e compartilhada aqui em nossa página.

É indispensável que todos os participantes leiam o edital do Enem 2017 antes mesmo de se inscrever no Exame. Somente assim, todas os direitos e deveres serão conhecidos, esclarecendo as dúvidas a respeito das provas e eliminando riscos de desclassificação, por exemplo.

MEC já informou que edital do Enem 2017 terá mudanças

EDITAL ENEM 2017

Antes mesmo do documento ser divulgado, podemos afirmar que o edital deste ano terá algumas novidades em relação às edições anteriores. A primeira delas, adiantada já no ano passado pela própria presidente do Inep, Maria Inês Fini, é de que o Exame não servirá mais para certificar a conclusão do ensino médio.

A partir deste ano, a certificação do ensino médio para alunos maiores de 18 anos será realizada pelo Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), programa a ser reativado pelo MEC. De acordo com Maria Inês, o Enem não foi preparado para fazer esse tipo de avaliação.

Outra mudança que também deve ocorrer, já especulada pelo Inep, é a exclusão dos treineiros. Muitos estudantes se inscrevem no Exame apenas para treinar seus conhecimentos, antes mesmo de chegarem ao último ano da educação básica. A partir de agora, estes candidatos terão a opção de fazer um simulado nacional, com provável aplicação no mês de julho.

As duas mudanças citadas vão ao encontro do principal objetivo das novas gestões do Inep e do MEC, que é a redução dos gastos na realização das provas. A edição de 2016, por exemplo, custou cerca de R$ 650 milhões, de acordo com informações retiradas do portal guia do estudante, da editora Abril.

Enem 2017 Passo a Passo

Outras mudanças no Enem 2017 podem ocorrer devido à reforma do ensino médio

Como muitos já sabem, o Governo Federal irá modificar o ensino médio nos próximos anos. Entre as principais novidades, está a implantação de parte da carga horária voltada a um aprendizado comum e parte flexível à escolha do estudante, que poderá optar por itinerário formativo específico: linguagens; matemática; ciências da natureza; ciências humanas; e formação técnica e profissional.

Com tal flexibilização na trajetória do estudante no ensino médio, alguns especialistas já cogitam que as provas do Enem 2017 sejam aplicadas de maneira mais direcionada. Assim, a expectativa é de que existam modelos diferentes de provas, relacionadas ao que foi estudado na formação específica do novo ensino médio.

Inep abriu consulta pública do Enem 2017

Sabendo da importância do Exame para o país, o Inep abriu em sua página na internet uma consulta pública sobre o Enem. Até o dia 10 de fevereiro (sexta-feira), a consulta ficará aberta a fim de recolher opiniões e sugestões a respeito das nossas provas nacionais. Caso tenha interesse, acesse o portal do Instituto e dê sua contribuição.

Em meio às especulações, a maneira mais segura é aguardar a publicação definitiva do edital deste ano, na esperança de melhorias e progresso. Continue visitando nosso site e curta a página do Enem 2017 no facebook para ficar por dentro de todas as novidades!

Comentários

Comentários

jesier maio 29, 2017 às 13:47

gostaria de pagar a inscrição hoje, tem como 29/05/17

Responder

Lídia Nascimento maio 17, 2017 às 13:33

Boa tarde !!!!

Fiz a inscrição do enem 2017, paguei R$82,00.
Tenho o ensino médio incompleto, também sei que esta certificação é feita através da Encceja, que são provas feitas no final de janeiro e inicio de fevereiro. A minha dúvida é o seguinte: como eu já paguei a inscrição do enem 2017. Será que eu posso fazer o Enem 2017? e em Janeiro ou fevereiro de 2018 fazer a certificação do ensino médio?

Caso que não possa, como é que reembolsam o valor da inscrição do enem.

Atc.,
Lídia Nascimento

Responder

Irinelson Piloto Freitas maio 12, 2017 às 11:06

alá fiz minha inscrição não do jeito que eu queria, tem como vcs ou alguem responsável pelo enem, cancelar por favor pra eu poder realizar outra inscrição antes do tempo determinado para efetuar inscrição..
se for possível me responda pelo e-mail. grato!

Responder

Rosiane monteiro Silva maio 11, 2017 às 17:06

Nunca fiz Enem vou fazer por primeira vez tenho certeza que vai ser tudo de bom para fazer no ano que vem de novo

Responder

Izabella abril 12, 2017 às 12:01

Eu não sei se estarei aqui quando for fazer o Enem, talvez passe para um intercâmbio no Canadá, queria saber se eu faço a inscrição e como justifica-la na hora dá inscrição

Responder

Tássia Nayara abril 4, 2017 às 14:50

Queria saber se posso fazer o enem esse ano já terminei o ensino médio completo em escola publica o que preciso para uma inscrição! estou guardando a resposta Tássia

Responder

Manoel Ronerto de Sousa abril 1, 2017 às 21:32

Gostaria de saber se posso fazer o enen, já terminei o ensino médio, em colégio do governo, o que preciso para uma inscrição ?.

Responder

ÉRICA março 11, 2017 às 14:18

POR FAVOR GOSTARIA DE SABER COMO FUNCIONA A PROVA DO ENEM PARA UMA PESSOA QUE JÁ CONCLUIU O ENSINO MÉDIO, E COMPLETA 19 ANOS EM 2017. PARA INGRESSAR NAS UNIVERSIDADES QUE UTILIZAM AS NOTAS DO ENEM, COMO É FEITA A INSCRIÇÃO? OBRIGADA, AGUARDO RESPOSTA, ÉRICA.

Responder

Maria fevereiro 28, 2017 às 14:44

Posso concluir o ensino médio apenas fazendo o ENEM

Responder

Nani abril 5, 2017 às 00:04

A partir deste ano, a certificação do ensino médio para alunos maiores de 18 anos será realizada pelo Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), programa a ser reativado pelo MEC. De acordo com Maria Inês, o Enem não foi preparado para fazer esse tipo de avaliação.

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: