Edital do Enem 2017 será publicado até dia 10 de abril

Atualizado em: março 15, 2017

by Enem 2017 on 15/03/2017

Agora é oficial! MEC já confirmou a data de publicação do edital do Enem 2017! O Ministério da Educação (MEC) oficializou, no último dia 09 (quinta-feira), a data de divulgação do edital do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. O documento regulamentador da edição deste ano será publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 10 de abril, um segunda-feira.

Diferente do que aconteceu nas edições anteriores, o MEC e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) confirmaram com antecedência todas as datas oficiais do cronograma do Enem 2017.

Além da confirmação dos dias de publicação do edital, também já foram estabelecidos os dias do período de inscrição, aplicação das provas e divulgação dos resultados.

Para consultar o edital do Enem 2017, com o cronograma oficial e todas as regras da próxima edição, basta acessar o portal do MEC na data informada.

Edital do Enem 2017 será publicado com muitas novidades: dias de aplicação das provas é a principal delas

Conforme informações antecipadas pelo MEC, o edital do Enem 2017 terá importantes novidades em relação às edições dos últimos anos. A principal delas diz respeito aos dias de aplicação das provas. Antes, o Exame era aplicado em um único final de semana, no sábado e no domingo. Entretanto, a partir deste ano, a aplicação acontecerá em dois domingos seguidos.

EDITAL ENEM 2017

A data das provas do Enem 2017 foi definida para os dois primeiros domingos do mês de novembro, dias 05 e 12.

No primeiro domingo, dia 05, serão aplicadas as questões de Linguagens, Ciências Humanas e redação do Enem 2017. No segundo, dia 12, será a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza. O tempo de duração do primeiro dia será de 05h30min e o do segundo de 04h30min.

Isenção no Enem 2017 também será concedida àqueles cadastrados no CadÚnico

Outra novidade que será abordada em edital, está relacionada à isenção da taxa de inscrição do Enem 2017. A partir deste ano, serão isentos do pagamento os estudantes que tiverem cadastro no CadÚnico, um conjunto de informações do Governo Federal, que aborda famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

O CadÚnico recebe cadastros de famílias com rendimento mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou de até três salários mínimos de renda total da família em um mês.

Além desses casos, estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública também receberão isenção automática do pagamento.

O valor da taxa de inscrição do Enem 2017 ainda está sendo discutido pelo MEC e Inep. Em 2016, a taxa foi de R$ 68,00. A expectativa é de que neste ano o valor não ultrapasse R$ 75,00.

Outra regra importante que será abordada em edital, diz respeito ao veto à isenção em edições futuras aos estudantes que fizerem a solicitação nesta edição e não comparecerem nos dias de provas. A regra somente não será cumprida caso o participante justifique sua ausência através de atestado médico ou qualquer outro tipo de documento oficial que comprove o motivo da ausência.

Edital Enem 2017 não permitirá mais certificação do ensino médio com a nota do Exame

Não será mais possível que o candidato solicite a certificação do Enem 2017 com a nota do Exame. Visando economizar na aplicação das provas, o MEC retirou tal atribuição do Enem.

A partir de agora, quem tiver o objetivo de fazer uma prova para obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, deverá participar do Encceja (Exame Nacional de Certificação De Competências de Jovens e Adultos).

Candidatos que necessitarem de atendimento especializado deverão fazer solicitação durante as inscrições

Os participantes que tiverem necessidade de atendimento especializado deverão, ao fazer inscrição no Enem 2017, realizar a solicitação de tempo adicional na realização das provas. Para isso, será necessário apresentar um documento que comprove a necessidade do benefício solicitado.

Assim que o edital for publicado pela organização, divulgaremos a notícia aqui em nosso site e na página do Enem 2017 no facebook. Acompanhe nossas atualizações e continue sempre bem informado!

Comentários

Comentários

regiane junho 1, 2017 às 14:17

ola
Meu boleta da inscriçao venceu dia 24/05, eu efetuando o pagamento minha inscrição ainda fica valida??

Responder

rafael maio 27, 2017 às 19:26

boa noite, esqueci a data do pagamento do boleto alguém sabe informar se ainda tem como realizar o pagamento.

Responder

Ronald de C. Albuquerque maio 17, 2017 às 16:24

boa sorte a todos os participantes do ENEM !

Responder

Ronald de C. Albuquerque maio 17, 2017 às 16:25

TUDO DE BOM !!

Responder

jesus rose maio 12, 2017 às 21:03

portuguesa
matemática
fisica
educação fisica
historia
quimica

Responder

MARISTELA MATANGRANO maio 10, 2017 às 15:25

Gostaria de saber a materia para estudar,

Responder

Thomas maio 11, 2017 às 18:00

Pergunta la no “Posto Ipiranga”

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: