Enem 2017 Acompanhar Inscrição

Atualizado em: outubro 15, 2016

by Enem 2017 on 15/10/2016

Como acompanhar Inscrições Enem 2017! Estamos cada vez mais próximos da abertura do período de inscrição do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgará o edital da próxima edição das provas no fim do mês de abril, confirmando as regras e datas oficiais de todas as etapas do Exame. A única maneira de se inscrever é via internet.

As provas do Enem são aplicadas uma vez ao ano, geralmente no fim de outubro ou início de novembro, em municípios de todos os Estados do Brasil. Ao todo, o Exame conta com uma redação de caráter dissertativo-argumentativo e 180 questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. As duas primeiras são aplicadas na tarde de um sábado e as duas últimas, junto da redação, no domingo.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado pelo Governo Federal no ano de 1998, como objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes que concluíam a educação básica. Em 2009, entretanto, as provas passaram por uma série de reformulações, tornando-se também um instrumento de seleção para vagas, bolsas e financiamentos de cursos técnicos e superiores. Desde então, o cronograma seguido ao longo das edições é praticamente o mesmo, com a abertura das inscrições na primeira quinzena do mês de maio.

Período de inscrições do Enem 2017

ACOMPANHAR INSCRIÇÃO ENEM 2017

Com base nas edições anteriores, mesmo sem o Inep ainda não ter divulgado o edital da próxima edição do Exame, é possível afirmar que o período de inscrições do Enem 2017 será aberto em maio, com duração de aproximadamente duas semanas completas. A expectativa é de que a abertura do prazo ocorra às 10h do dia 08/05/2017 e o encerramento se dê às 23h59min do dia 19/05/2016, seguindo sempre o horário oficial de Brasília/DF.

Ressaltamos, mais uma vez, que as datas são previsões baseadas nos cronogramas das edições dos últimos anos e com a lógica que o Inep costuma seguir. A confirmação só acontecerá após a publicação oficial do edital do Enem 2017, que deve ocorrer no fim de abril.

Onde e como acompanhar inscrição no Enem 2017?

Dentro do prazo determinado, o estudante interessado em acompanhar a inscrição no Enem 2017 deverá acessar a página oficial do Exame, no portal do Inep, disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante. Inscrições efetuadas fora do período estipulado ou em outro meio além do site oficial, não serão validadas pela organização.

Ao se registrar, o candidato precisa informar obrigatoriamente um endereço de e-mail pessoal e válido, número de celular, documentos pessoais (RG e CPF), dados familiares, dados escolares, endereço residencial, além de escolher o município do local de prova do Enem 2017. É essencial que todas as informações sejam verdadeiras e preenchidas corretamente, visto que a organização entrará em contato sempre. Além disso, todos os dados também serão utilizados nos processos seletivos do MEC (Ministério da Educação) que o participante se inscrever.

Desta maneira, é imprescindível que o e-mail e o número de celular sejam atuais e que todos os dados escolares e socioeconômicos não fujam da realidade, pois podem ser exigidos no ProUni (Programa Universidade para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), programas que utilizarão as notas do Enem 2017 em seus processos de seleção.

Como indicar necessidade de atendimento especial no Enem 2017?

Os estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou que necessitarão de algum cuidado especial nos dias de prova do Enem 2017 deverão, durante as inscrições, solicitar o atendimento especializado e/ou específico, indicando a necessidade. Desde a edição de 2016, o Inep também assegura atendimento pelo nome social ao candidato travesti ou transexual.

Conforme estabelece a organização, existe atendimento especializado a candidatos com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia, dentre outros.

Os atendimentos específicos são oferecidos a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas. Estes últimos são aqueles de religião que guardam o dia de sábado e só podem fazer as provas após o pôr do sol, devendo chegar aos locais de prova no mesmo horário de todos os demais participantes, aguardando o início de suas provas em salas especiais.

Taxa de inscrição e isenção Enem 2017

Se for mantido o valor cobrado em 2016, a taxa de participação será de R$ 68,00, com guia de pagamento gerada no ato das inscrições no site oficial. Candidatos de baixa renda podem pedir isenção no Enem 2017. Estudantes que concluíram todos os anos do ensino médio em escolas da rede pública são automaticamente isentos do pagamento.

Maiores informações sobre o Exame brasileiro estão em outros artigos publicados em nosso site. Continue nos visitando e curta a página do Enem 2017 no facebook para ficar por dentro de todas as novidades!

Comentários

Comentários

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: