Guia do Participante Enem 2017

Atualizado em: maio 5, 2017

by Enem 2017 on 05/05/2017

Guia do participante do Enem 2017: veja tudo o que precisa saber sobre o Exame Nacional do Ensino Médio! A expectativa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é de que aproximadamente 7,5 milhões de estudantes se inscrevam para as provas do Enem 2017. Sabendo que a maioria dos candidatos ainda precisam conhecer muitas regras, escrevemos este artigo para servir de guia a todos que vão participar do Exame.

A edição deste ano conta com algumas importantes mudanças. O MEC (Ministério da Educação) abriu uma consulta pública sobre o Exame, em seu site oficial, neste ano. Depois de colher informações com os estudantes, optou por fazer importantes modificações.

Edital do Enem 2017 deve ser lido por todos os estudantes: veja como acessar o documento. O edital do Enem 2017 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 10 de abril. No documento, além das novas regras, estão todas as datas oficiais do Exame.

O Inep pede que todos os estudantes que pretendem participar das provas leiam todo o edital do Enem 2017, que está disponível neste link.

Período de inscrição do Enem 2017 terá duas semanas de duração e acontecerá neste mês de maio

O período de inscrições do Enem 2017 terá duas semanas de duração, tendo início no dia 08 de maio, uma segunda-feira, e fim no dia 19 de maio, na sexta-feira da semana seguinte.

Para se inscrever, o candidato precisa acessar a página do participante, disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante, no portal do Inep. O site será aberto às 10h do primeiro dia e fechado às 23h59min do último dia, sempre levando em conta o horário oficial de Brasília/DF.

A organização alerta que nenhum outro meio, senão a própria página oficial do Inep, é reconhecido como oficial.

Qual o valor da taxa de inscrição? Quem pode pedir isenção no Enem 2017? Como declarar carência?

O valor da taxa de inscrição do Enem 2017 passou por considerável reajuste e alcançou a marca de R$ 82,00. Os candidatos terão até o dia 24 de maio para pagar o boleto em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou agência dos correios.

Quem não tiver condição financeira de arcar com o valor, poderá pedir isenção preenchendo, no ato da inscrição, o formulário socioeconômico a fim de declarar carência no Enem 2017. Conforme alerta o edital, os participantes devem prestar informações verdadeiras, sob pena de desclassificação caso seja analisado o pedido.

Pessoas que já são cadastradas no CadÚnico do Governo Federal, podem pedir isenção no Enem 2017 apenas informando o Número de Inscrição Social (NIS) ao se inscrever.

Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública são automaticamente isentos da taxa.

Qual a data das provas do Enem 2017?

Inscrições do Enem 2017 chegam a 1 milhão de estudantes

O local de prova deve ser escolhido pelo estudante durante a inscrição. As provas do Enem 2017 serão aplicadas nos dois primeiros domingos do mês de novembro, nas tardes dos dias 05 e 12, em milhares de cidades de todo o país.

Os estudantes precisam escolher o município onde querem fazer as provas no momento da inscrição, na página do participante. O endereço completo do local de prova do Enem 2017 será informado pelo Inep semanas antes da aplicação do Exame, quando forem divulgados os cartões de confirmação de inscrição.

Redação do Enem 2017 será aplicada no primeiro dia: Provas de Linguagens e Matemática serão em dias diferentes

Neste ano, a redação do Enem 2017 será aplicada no primeiro dia (05), junto das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

No segundo domingo (12), serão aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O número de questões continua o mesmo, com 45 perguntas em cada área de conhecimento.

Nos dois dias de aplicação do Exame, os candidatos precisam apresentar um documento original de identificação com foto: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista, certificado de dispensa de incorporação.

Qual o horário de abertura dos portões? Qual documento levar nos dias de prova?

O horário de abertura e fechamento dos portões do Enem 2017 será o mesmo nos dois domingos: meio dia e 13h, respectivamente. A organização não tolera nenhum minuto de atraso, para não atrapalhar o início das provas, marcado para 13h30min.

É sempre importante ressaltar que em todos os locais de prova do país será levado em conta o horário oficial de Brasília/DF.

Quem for vítima de roubo ou furto e não tiver condições de apresentar nenhum dos documentos, deverá registrar um boletim de ocorrência para apresentá-lo nos dias de prova.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre o Exame, deixe um comentário abaixo que teremos o prazer de responder. A Central de Relacionamento do MEC também está disponível para qualquer pessoa, através do telefone 0800-616161.

Curta a página do Enem 2017 no facebook e acompanhe todas as nossas publicações!

Comentários

Comentários

Nathália maio 26, 2017 às 13:22

Fiz a inscrição, paguei o boleto.
E até hoje não chegou e-mail de confirmação.
É assim mesmo ou tem algo errado?
E não consigo acessar a página com meu CPF diz que é inválido.

Responder

elisangela benck maio 22, 2017 às 15:00

fiz a inscrição mas nao obtive uma comfirmacao de que ficou correto e comfirmada.

Responder

jhevirson jocicley lima forte maio 21, 2017 às 15:54

ola fiz a minha inscrição mas nao conseguir imprimir o boleto de pagamento nem mesmo ver-lo como faço

Responder

Thiago maio 20, 2017 às 21:15

Eu não consegui identificar onde dizia que neste ano a prova do Enem alcançando a pontuação necessária não seria deferido certificado de conclusão do ensino médio,sendo assim fiz normalmente a inscrição sem qualquer impedimento no ato do preenchimento dos requisitos onde eu entendo que por não ter concluído o ensino médio deveriam frear a inscrição e assim gero-Se a Gru e efetuei o pagamento,agora quero saber qual o procedimento para que esse valor volte para mim…grato

Responder

Thiago maio 20, 2017 às 21:18

Eu não consegui identificar onde dizia que neste ano a prova do Enem alcançando a pontuação necessária não seria deferido certificado de conclusão do ensino médio,sendo assim fiz normalmente a inscrição sem qualquer impedimento no ato do preenchimento dos requisitos onde eu entendo que por não ter concluído o ensino médio deveriam frear a inscrição e assim gero-Se a Gru e efetuei o pagamento,agora quero saber qual o procedimento para que esse valor volte para mim…grato

Obs,eu deixei bem claro no ato da inscrição que não conclui é não curso o ensino medio

Responder

Denise maio 19, 2017 às 23:58

Como é que eu nem terminei de preencher a lista é vcs já concluiu o meu cadastro e ainda coloca para eu pagar se não trabalho vou ficar sem fazer o exame por causa de vcs me respondam

Responder

Cristiane Campos maio 19, 2017 às 21:11

Não consegui imprimir a GRU.Tento acessar a pagina do participante e a mensagem que aparece é que meus dados são inválidos.Por gentileza alguém me ajude

Responder

Isabela maio 19, 2017 às 20:20

Fiz a minha inscrição e consegui a isenção,minha irmã fez e não conseguiu,pois não temos condição de pagar meu pai está operado e minha mãe não trabalha,pagamos aluguel, remédios para meu pai,e consulta mensalmente para ele.

Responder

Cristiane Campos maio 19, 2017 às 20:02

Não consegui imprimir a GRU.Tento acessar a pagina Guia do participante e a mensagem que recebo é que meus dados são inválidos.Por gentileza alguém pode me ajudar?

Responder

Cristiane Campos maio 19, 2017 às 19:53

Não consigo avançar da pagina inicial do Portal do participante, mesmo seguindo as orientações.Por favor alguém me ajude preciso imprimir a GRU.

Responder

Cristiane Campos maio 19, 2017 às 19:47

Fiz minha inscrição mas não consegui imprimir a Gru naquele momento.Agora estou tentando e não consigo imprimir.Como devo fazer? Alguém me ajude por por favor.

Responder

Charlie Campos maio 19, 2017 às 19:17

Fiz a inscrição mas não consegui imprimir o boleto.Agora não sei como fazer para imprimir a GRU.Já tentei o guia do participante e a mensagem é que os dados estão incorretos.Por favor alguém me ajude

Responder

Paulo Ricardo de Jesus maio 19, 2017 às 18:57

Boa noite, bom fiz minha inscricao para o Enem e queria saber se foi aceita pq n recebi nenhum recado e tb n veio boleto para pagar a inscricao.
Aguardo o retorno de vcs o quanto breve.
Obrigado.

Responder

Simone Marques Lobato maio 19, 2017 às 16:01

olá.
errei no momento de solicitar carência clicando na opção errada e gerou um boleto
tento pedir carência mais não consigo o que faço?

Responder

Manuela Oliveira Marques Marques maio 18, 2017 às 23:47

Fiz minha inscrição mas notei que que coloquei a data de conclusão do ensino medio errada isso me impede de fazer a prova

Responder

laurane maio 17, 2017 às 13:16

ola alguem pode me envia um numero q de deu me comunicar .

Responder

Marcelo melo maio 17, 2017 às 00:16

Estava fazendo minha inscricao e parou numa pagina que nao avanca mais pois quero pedir isencao de taxa de isencao favor e obrigado pela atencao

Responder

Emerson Souza passos maio 16, 2017 às 23:41

Meu sonho

Responder

João Pedro de Almeida Carneiro maio 16, 2017 às 22:51

Gostaria de informar que ao colocar meu nome na inscrição, coloquei na opção de sexo Masculino, mas quando coloquei nome da mãe a opção sexo mudou, e não percebi a mudança, e na opção de alteração de dados não deixa mudar, gostaria de uma informação, como efetuar a mudança.

Att: João Pedro

Responder

Eilania da silva bomfim maio 16, 2017 às 17:35

Oi fiz a inscrição de uma amiga mais quando ela entra na página do participante lá só aparece dados não informados queria sabe o porque

Responder

juracy matozo maio 15, 2017 às 10:38

Fez a inscrição mas não localizei nenhum link para a escolha do curso é assim mesmo ou tenho que refazer?

Responder

Marlene Vieira da Silva maio 17, 2017 às 17:04

Gente eu não tô conseguindo ver o meu número de inscrição

Responder

Joelmota maio 13, 2017 às 10:39

Quais serão os princiapais assuntos que irão cair nas provas dessi ano 2017

Responder

kauana da silva martins maio 12, 2017 às 18:58

fiz minha inscrição no Enem e preciso da isenção mais cliquei na tecla erada que posso fazer agora pra consegui não tenho condições de paga a inscrição

Responder

Jairo maio 16, 2017 às 19:50

Eu cliquei errado .

Responder

bruna veit maio 11, 2017 às 15:43

Ola, fiz a inscrição para o ENEM, mas não poderei comparecer no dia das provas, e gostaria de saber como cancelar minha inscrição, pois não acho certo estar inscrita e não ir fazer a prova… Se puder me ajudar, agradeço.

Responder

carlos alberto de jesus santos maio 11, 2017 às 13:13

fiz a inscrição do enem e não imprimir o boleto pos o tempo expirou

Responder

EritonMaxAnjosdeSouza maio 11, 2017 às 12:35

apos me inscrever como vou saber se ganhei a insenção da taxa por careñcia

Responder

EritonMaxAnjosdeSouza maio 11, 2017 às 12:39

eu quero saber se ja estou inscrito

Responder

hemillaynne maio 11, 2017 às 11:07

ola, bom dia! Alguém sabe informa como solicitar a carência. Pois a minha foi negada, sendo que eu meu irmão, esposo e minha mãe estão desempregados e mesmo assim foi negada a minha carência.

Responder

Linaria da Silva santos maio 11, 2017 às 10:37

Bom dia eu saber porque minha solicitação de carência não foi aceita?

Responder

Mônica maio 11, 2017 às 08:47

quem esta estudando o segundo ano do ensino médio pode fazer o ENEM?
e precisa pagar a taxa de inscrição?

Responder

Lucas L maio 17, 2017 às 16:43

Pode. Não.

Responder

Jhonatan maio 11, 2017 às 06:11

Bom Dia!
Nesse ano tem como fazer a conclusão do ensino médio pelo enem ?

Responder

Gabrielle maio 12, 2017 às 12:29
Ana paula targino da silva maio 10, 2017 às 22:45

Melhor desenvolvido sobre a profiçao que desejo ter

Responder

GABRIEL GOES maio 10, 2017 às 21:43

fiz a inscrição do Enem e não imprimir o boleto. O que faço para conseguir a segunda via do boleto?

Responder

Larissa maio 10, 2017 às 17:10

Apos finalizar a inscrição como vou saber se ganhar a isenção da taxa por carência?

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: