Inscrições do Enem 2017 podem ser reabertas

Atualizado em: maio 29, 2017

by Enem 2017 on 29/05/2017

Senadores pediram reabertura das Inscrições do Enem 2017

Período de inscrição do Enem 2017 pode ser reaberto! A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou na última semana um requerimento da senadora Fátima Berreza, do Rio Grande do Norte, que solicita, entre outras coisas, a prorrogação das inscrições do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio, encerradas no último dia 19 de maio, uma sexta-feira.

O requerimento feito por Fátima Bezerra também pede informações do ministro da Educação no Brasil, Mendonça Filho, a respeito do Enem 2017 no tocante à redução brusca do número de inscritos entre a atual e a última edição do Exame.

Número de inscritos no Enem 2017 foi o menor dos últimos quatro anos

Inscrições do Enem 2017 terminam amanhã

No último balanço divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), às 15h do último dia de inscrição (19), pouco mais de 6,5 milhões de estudantes haviam se registrado no site oficial.

De maneira geral, as inscrições do Enem 2017 vão se equiparar com as edições de 2011 e 2012, quando o número de participantes foi de 6,2 e 6,4 milhões de estudantes, respectivamente.

Em 2013, o Exame ultrapassou pela primeira vez a casa dos 7 milhões de inscritos. Em 2014 foi quebrado o recorde de toda sua história, alcançando a marca dos 9,4 milhões de candidatos registrados. Na edição de 2015, aproximadamente 8,4 milhões de estudantes se inscreveram, ao passo que em 2016 o número subiu novamente, chegando aos 9,2 milhões de inscritos.

Aumento da taxa de inscrição do Enem 2017 e burocratização no pedido de isenção podem explicar redução na quantidade e inscritos

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte, através da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), atribuiu a queda brusca na quantidade de inscritos ao significativo aumento na taxa de inscrição do Enem 2017, que passou de R$ 68,00 para R$ 82,00, e às dificuldades impostas pelo MEC aos estudantes de baixa renda que precisavam solicitar isenção da taxa.

Nesse sentido, a reivindicação da Comissão gira em torno da desburocratização do processo de isenção da taxa, com a abertura de um novo período de inscrição do Enem 2017.

MEC joga responsabilidade sobre a reabertura das inscrições do Enem 2017 para o Inep, que ainda não se pronunciou oficialmente

Quando questionado a respeito de ter recebido o requerimento da Comissão de Educação, o MEC alegou que a responsabilidade de tratar os assuntos que envolvem o Exame é exclusivamente do Inep.

Por sua vez, o Instituto ainda não se pronunciou oficialmente após a aprovação do requerimento de Fátima Bezerra.

Um dia antes do encerramento do período de inscrição do Enem 2017, quanto muitos candidatos já reclamavam da dificuldade em conseguir isenção da taxa mesmo se enquadrando nas exigências, o Inep já havia informado que o prazo de inscrições não seria prorrogado.

Estudantes que tiveram isenção no Enem 2017 negada podem recorrer

Na última quinta-feira, dia 25, o Inep decidiu ouvir a reclamação dos estudantes e abriu um prazo para que os participantes que se encaixam nos requisitos de isenção e mesmo assim não conseguiram o benefício, enviem seus documentos comprobatórios até o dia 25 de junho.

As orientações a respeito do envio das documentações estão sendo repassadas através da Central de Relacionamento do MEC, por meio do telefone 0800-616161.

O Inep ainda não divulgou abertamente como serão avaliados os novos pedidos de isenção, e também não informou até o presente momento quando serão divulgadas as respostas aos recursos.

O edital do Enem 2017 foi elaborado pelo Inep e publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 07 de abril. O documento está disponível neste link e deve ser lido por todos os estudantes que pretendem fazer as provas nos dias 05 e 12 de novembro.

Continue visitando nosso site e acompanhe todas as nossas atualizações. Também divulgaremos as novidades na página do Enem 2017 no facebook. Ficaremos de olho e confirmaremos em primeira mão a decisão oficial do Inep a respeito da reabertura ou não do período de inscrição.

Comentários

Comentários

Gustavo junho 24, 2017 às 03:20

Pesquisei sobre a abertura das inscrições do Enem um pouco mais de um mês antes dela acontecer e nada de informação sobre a data…. Quando fui ver novamente já tinham encerrado!
Abram as inscrições novamente!!!
Preciso muito fazer Enem neste ano!!

Responder

Giovanna junho 17, 2017 às 12:13

Gostaria que as inscrições fossem reabertas, não consegui pagar o meu boleto no período fixado. Achei extremamente mal informado,pois não me mandaram e-mail algum falando sobre o período de pagamento e fui pega de surpresa. Eu realmente preciso fazer o enem e acho muito injusto se as inscrições nao forem reabertas. Muitas pessoas se encontram na mesma situação que eu. Nós precisamos dessa oportunidade!!!

Responder

Aline Rodrigues Souza junho 16, 2017 às 14:11

Boa tarde ,eu sou estudante de escola publica e não ganhei a insensao do enem
Fiquei muito chatiada

Responder

ila junho 14, 2017 às 07:51

Gostaria Muito que fosse reaberta, pois no dia 24 não consegui pagar o boleto, mas tenho muito interesse em fazer a prova.

Responder

Jair Henrique de Jesus Rocha junho 3, 2017 às 18:15

Preciso muito pagar o boleto , não sei pq tanta burocratização se é para o meu bem pra o meu futuro estou me preparando mas por um grande esquecimento nao paguei o meu boleto .Quero muito pagar o boleto , .Ouçam a voz de quem quer uma formação .

Responder

Jair Henrique de Jesus Rocha junho 3, 2017 às 18:08

O inep ainda não se pronunciou quanto a reabertura do enem ? Quero muito pagar o meu boleto . Será q vai ter chance?

Responder

Rosana dos santos barbosa junho 1, 2017 às 11:43

Poxa gostaria de fazer as inscrição para o Enem, mais já esta fechada, pensei que ainda estava aberta, e fui fazer a inscrição do meu filho, será que não teria como reabrir as inscrição do Enem. Ficaria grato se podes sem reabri.

Responder

Marcos andre maio 31, 2017 às 10:15

infelizmente o nosso Brasil não nos da oportunidades para estudar por isso o crime,a bandidagem so aumenta,sonho cursar Medicina mais infelizmente aqui so cursa Medicina ricos pobres viram bandidos poderia ser como na Argentina terminou o segundo grau ja fais um teste e ingressa na faculdade,mais aqui infelizmente nada funciona eo Enem está cada ano pior so humilhações nada mais

Responder

Marcos andre maio 31, 2017 às 10:00

oi bom dia:estou indignado com esta edição do enem,pois sempre estudei em escola publica,sou info o de baixa renda e mesmo assim fui negado da insencao de taxa,a muitos erros pois muitos filhinhos do papai receberam insencao é quem realmente precisa ficou no vacuo

Responder

Jair Henrique de Jesus Rocha maio 30, 2017 às 09:12

Nao paguei o boleto e quero muito que as inscrições sejam prorrogadas .

Responder

Marines Reis da Silva maio 30, 2017 às 08:52

Eu quero deixar meu protesto nao foi divulgada a data das inscrições enem 2017 eu nao consegui fazer nao sei nem quando foi as inscrições

Responder

Gustavo maio 29, 2017 às 20:04

Eu preciso muito, fiquei envolvido nas provas particulares, fiz a incricao e não paguei, estou fazendo cursinho a 7 meses, apoio muito essa abertura de inscricao

Responder

Yasmin maio 29, 2017 às 18:00

Boa Tarde
Quero se inscrever no Enem
Como faço?

Responder

Maria maio 29, 2017 às 15:25

Absurdo eu desempregada aluna de escola pública e fui negada a inserção. Só pq não tenho esse bolsa família. Esse programa não é aprovado para todo não.

Responder

caroline maio 29, 2017 às 11:30

Tendo visto que o valor foi alto de mais para a inscrição e tive dificuldade aonde estava opção insençao e ao encontrar nao consegui que fosse aprovado, e coloquei as mesmas resposta que doanterior foi tenso esse ano.

Responder

Eliane maio 29, 2017 às 09:21

Bom dia,eu achei uma palhaçada com os escritos e tbm errado por te tirado a prova de conclusão do ensino médio.

Responder

Matheus maio 29, 2017 às 12:39

Eu tbm acho muitos alunos que são do primeiro ou segundo do ensino médio que nem eu mesmo se passar não recebera a conclusão do ensino médio muita palhaçada isso

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: