Inscrições Enem 2017 começam em maio

Atualizado em: 04.07.2016

by Enem 2017 on 04/07/2016

Inscrições Enem 2017 começam em maio: Acontecem no mês de maio as inscrições para participar do maior teste de conhecimentos do Brasil o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2017. O Exame é realizado por estudantes que estão concluindo o ensino médio e pretendem após a conclusão continuar seus estudos em instituições de ensino superior. As notas do Enem 2017 são utilizadas nos processos seletivos do SISU, Prouni e Fies programas do Ministério da Educação (MEC) que promovem o ingresso ao ensino superior.

Inscrições Enem 2017 começam em maio

As notas do Enem são utilizadas pelo MEC para compor a avaliação de medição do ensino médio, subsidiar a implementação de políticas públicas, referenciar o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio, desenvolver estudos e indicadores sobre a educação brasileira. Através das notas do Enem 2017 o participante que não concluiu o ensino médio pode solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, desde que seja maior de 18 anos e obtenha média mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos e mínimo de 500 pontos na prova de redação.

As inscrições para participar do Enem 2017 podem ser feitas apenas na internet onde o estudante ou participante deve acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/ e informar um endereço de e-mail válido (apenas um endereço de e-mail por inscrição) além de informações pessoais como número do Cadastro de Pessoa Física e documento de identidade.

Taxa de inscrição do Enem 2017

A taxa de inscrição do Enem 2017 é de R$68,00 (sessenta e oito reais) e deve ser paga através de boleto bancário em casas lotéricas, agências dos Correios e nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. São isentos do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017 os estudantes matriculados em escolas públicas que estão cursando o último ano do ensino médio.

É possível também conseguir a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017, para isso o participante deve declarar carência socioeconômica. Apenas durante o período de inscrições é possível solicitar o pedido de isenção através do preenchimento de um questionário com perguntas a respeito da situação econômica da família do participante.

Vale lembrar que participantes não isentos do pagamento da taxa de inscrição que não realizarem o pagamento até a data limite não vão ter a inscrição confirmada e logo não poderão participar do Enem 2017. E os participantes isentos do pagamento através de declaração de carência que não comparecerem em algum dos dias de aplicação das provas perderão esse direito na próxima edição do Exame.

Estrutura das provas do Enem 2017

O Enem é um teste de conhecimentos composto por 4 provas de conhecimentos e uma prova de redação. Cada prova contém 45 questões totalizando 180 questões. Todas as questões das provas do Enem 2017 são de múltipla escolha. Além das provas, os participantes do Enem 2017 devem realizar uma redação construindo um texto dissertativo argumentativo. Os temas anteriores das redações do Enem sempre abordaram assuntos com relevância social em destaque no Brasil e no mundo.

O INEP ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão não governamental responsável pela organização, elaboração e aplicação das provas do Enem 2017 divide as matérias escolares do Exame de acordo ao Tema. No primeiro dia são aplicadas as provas de:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias ( Química, Física e Biologia).

Já no segundo dia são aplicadas as provas de:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias ( Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Informática e Comunicação);
  • Matemática e suas Tecnologias (Matemática).

No primeiro dia os participantes terão 4h30min para resolver as questões. E no segundo terão 5h30min, uma hora a mais, pois neste dia deve ser realizada a redação.

Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2017

No Cartão de Confirmação da Inscrição são informados o número de inscrição, data, hora de aplicação e local das provas do Enem 2017. É informada a opção de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) e se for o caso a necessidade de atendimento especial ou especializado.

Para ter acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição do Enem 2017 os participantes devem acessar o site do INEP. O documento será disponibilizado para download e impressão.

Apostila Enem 2017

Turbine sua preparação para as provas estudando com a apostila do Enem 2017. Para comprar a sua basta clicar no link e sua Apostila será enviada para qualquer região do Brasil. Não perca mais tempo e compre agora mesmo a sua.

Para mais informações visite a página do Enem 2017 no Facebook, curta e compartilhe com os amigos!

Comentários

Comentários

Sandra janeiro 16, 2017 às 07:31

Olá! Quando começa as inscrições deste ano 2017? Perdi ano passado, desta vez não vou perder!

Responder

Carmen Silva setembro 23, 2016 às 17:18

Boa tarde, gostaria de saber se existe a possíbilidade de trocar a opção da prova? Foi escolhida a prova de humanas, gostaria de trocar por exatas. Caso seja possível, o que tenho q fazer para trocar? Obrigada. Carmen.

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: