Inscrições Enem 2017: Matérias e Local de Prova

Atualizado em: julho 7, 2016

by Enem 2017 on 22/02/2016

Inscrição do Enem 2017: Matérias e Local de Prova: O Exame Nacional do Ensino Médio atualmente é a principal porta de entrada para o ensino superior. O Enem 2017 juntamente com o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) compõe um elaborado sistema de acesso à universidade, pública ou privada, seja através de vagas, financiamento ou bolsas de estudos.

O Enem teve como objetivo inicial avaliar alunos em fase de conclusão do ensino médio, isto no ano de 1998. No ano de 2009 o Governo Federal criou o Sisu e reformulou os conceitos do Enem, cujo objetivo passou a ser a substituição do modelo antigo do vestibular. Baseado nas notas do Enem 2017 os estudantes concorrem a vagas em instituições públicas federais de ensino através do Sisu. Para concorrer a bolsas de estudos integrais e até de 50% em instituições privadas o estudante precisa se inscrever no Prouni, mas também pode optar pelo Fies que é um método de financiar os estudos, pagando mensalidades com juros baixos.

Inscrições Enem 2017 Matérias e Local de Prova

Inscrições Enem 2017 Matérias e Local de Prova

Inscrições para o Enem 2017

As inscrições para o Enem 2017 estão previstas para o mês de maio. A inscrição é feita exclusivamente via internet através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. Caso as regras e estrutura atuais permaneçam será exigido que o participante tenha em mãos o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e documento de identidade (RG) para se inscrever. Acessar a página de inscrição o candidato precisa informar o número do CPF e a data de nascimento, além de cadastrar uma senha única.

Ao abrir a página de inscrição do Enem 2017 o candidato terá que informar o número de identidade (RG) e outras informações pessoais. Será exigido que cada participante possua um e-mail válido podendo informá-lo apenas em uma inscrição. Este e-mail é exigido para que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) entre em contato. Após a apresentação destas informações o candidato terá que criar uma senha contendo no mínimo 6 e no máximo 10 características podendo ser apenas números e letras.

Os candidatos que possuam alguma necessidade especial ou atendimento espefícico deverão informar de acordo com as opções:

  • Condições Especiais: É aplicada para os candidatos que oferece baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, surdez, surdocegueira, deficiência física, dislexia, deficiência intelectual (mental), déficit de atenção, visão monocular, autismo, discalculia ou com outra condição especial.
  • Atendimentos Específicos: Oferecido a gestantes, estudantes em classe hospitalar, lactantes, idosos e pessoas que guardam o sábado por motivo religioso, ou seja, sabadistas.

A próxima informação que o candidato deverá apresentar é qual a língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol) bem como em qual cidade que gostaria de fazer a prova, lembrando que será possível efetuar alterações apenas no prazo das inscrições. Através do Enem 2017 também será possível concluir o ensino médio através do certificado de conclusão, para isso o candidato deverá informar na janela de “Situação de conclusão do ensino médio”. O candidato deverá tirar uma nota igual ou superior a 450 pontos em cada matéria e 500 pontos na redação. Por fim o candidato passará por um questionário sócio econômico.

Para participar do Enem 2017 o candidato deverá efetuar o pagamento no valor de R$68,00, caso permaneça sem reajuste, feito no baco do Brasil através do GRU (Guia de recolhimento de União). Os participantes que estiverem concluindo o ensino médio são automaticamente isentos desta taxa. Outro forma conseguir isenção da taxa de inscrição é através do pedido de carência. Este pedido é feito do final da inscrição. Baseado nas informações prestadas no questionário sócio econômico o Inep avalia se o participante é adequado para o pedido.

Local de Prova do Enem 2017

Será de total responsabilidade o acompanhamento de inscrição do candidato. Para fazer o acompanhamento e ter acesso ao local de prova do Enem 2017, basta acessar a página do Exame e clicar em “página do participante”. Os candidatos deverão ficar atentos a informação “inscrição confirmada”, caso contrário o participante poderá recorrer até o prazo das inscrições. O local de prova é informado juntamente com o cartão de confirmação de inscrição que é divulgado na página.

Para acessar a página do participante basta informar o CPF e a senha. Caso o candidato tenha esquecido a senha basta clicar na opção “esqueci minha senha”, assim poderá receber uma senha provisória através do e-mail ou por um SMS de acordo com os dados informados na inscrição. Após informar a senha provisória e o CPF, automaticamente abrirá uma página para que se crie uma nova senha.

Se mantidas as estruturas atuais de cronograma, os portões serão abertos às 12h e com o fechamento às 13h As provas terão início nos dois dias às 13:30, mas no primeiro dia o participante terá que entregar o cartão de resposta até às 18h (4h30min de prova) e no segundo dia até 19h (5h30min de prova) contado a partir do momento que autorizar o início das provas.

No segundo dia é acrescentando mais 1h00min por motivo da redação argumentativa-dissertativa que o candidato deverá elaborar de acordo com o tema escolhido pelo Inep. O tema é apresentado no dia da prova juntamente com as matérias de Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Geralmente as matérias de Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias são aplicadas no primeiro dia. Ao total são 180 questões e mais a redação.

Matérias do Enem 2017

As matérias do Enem 2017 são aplicadas em questões de múltipla escolha, divididas em áreas de conhecimentos gerais e separadas da seguinte forma:

  • Ciências Humanas e suas tecnologias: Geografia, Sociologia, Filosofia e História.
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias: Física, Química e Biologia.
  • Matemática e suas tecnologias: Matemática.
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Tecnologias da Informação e Comunicação

Para ficar por dentro de mais notícias, curta e compartilhe a página do Facebook do Enem 2017. Conheça também a melhor material de estudos do Brasil a apostila do Enem 2017 (clique e conheça). Boa sorte!

Comentários

Comentários

Taila Patricio Alves fevereiro 26, 2017 às 02:12

Olá…

Responder

Mara Alves Rossales de Lima janeiro 2, 2017 às 21:42

gostaria de fazer a prova

Responder

camila santos dos santos outubro 26, 2016 às 23:56

Ola preciso saber quando abre as inscrições para o enem 2017, pois preciso me inscrever.
Obrigado pela atenção!!!

Responder

Maria Aparecia Piris Magalhães outubro 19, 2016 às 22:31

Quero saber o local da prova do Enem

Responder

Daniela abril 14, 2016 às 17:21

Farei uma viagem juntamente com a minha turma de terceiro ano, para outro estado brasileiro.

Responder

Juliana março 11, 2016 às 19:35

Preciso saber a data do enem 2017 para poder programar alguns compromissos.

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: