Inscrições Enem 2017 têm início no INEP

Atualizado em: maio 9, 2016

by Enem 2017 on 09/05/2016

Inscrições do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. Vem aí mais uma edição do período de inscrições do segundo maior exame do mundo. O Enem tem como objetivo de avaliar estudantes concluintes do ensino médio através de uma prova de múltipla escolha. O exame é gerenciado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O MEC (Ministério da Educação) utiliza a nota do Enem como critério de seleção para os programas educacionais (Sisu – Sistema de Seleção Unificada; Prouni – Programa Universidade para Todos e Fies – Fundo de Financiamento Estudantil).

As inscrições do Enem 2017 foram abertas no dia 09/05/2016 até o dia 20/05/2016. As provas desta edição serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro permanecendo as mesmas regras em relação aos anos anteriores. Logo abaixo você confere mais detalhes em relação às inscrições do Enem 2017. O exame é composto com 180 questões baseadas em áreas de conhecimentos gerais (Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias).

Inscrições do Enem 2017

Inscrições Enem 2017 têm início no INEP

As inscrições para o Enem 2017 serão feitas exclusivamente via internet através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante. O início das inscrições estava previsto para a partir das 10h00min do dia 09/05/2016 até às 23h59min do dia 10/05/2016. Com a continuidade do método de inscrição, será necessário que o candidato informe o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento. Assim automaticamente abrirá a janela de inscrição contendo os nomes fornecidos no CPF (nomes dos pais e nome do candidato). O participante deverá informar um e-mail válido sendo possível a apresentação em apenas uma inscrição, pois através deste e-mail que o Inep ou MEC entrará em contato com o estudante.

No decorrer da inscrição o participante terá que informar a situação de conclusão do ensino médio. Quem pretende obter o certificado de conclusão do ensino médio deverá informar e alcançar uma nota igual ou superior a 450 pontos em cada área de conhecimentos gerais e 500 pontos na redação. No decorrer da inscrição o participante deverá ainda informar qual a opção de língua estrangeira moderna, tendo como opção inglês e espanhol. Também faz parte do processo de inscrição do Enem 2017 um questionário socioeconômico, que será de utilização do Inep para a avaliação do pedido de carência.

Dentre o processo desta edição, algumas alterações do Enem 2017 são o reajuste da taxa de inscrição passando a ser cobrada no valor de R$68,00. A outra alteração, ainda relacionada com a taxa de inscrição, também conhecida como GRU (Guia de Recolhimento de União), que era paga apenas no Banco do Brasil, mas passou a ser possível o pagamento em casas lotéricas, Correios e demais agências bancárias. Os estudantes que estiverem concluindo o ensino médio em escola pública estão isentos da taxa automaticamente. Para efetuar o pedido de carência basta clicar no final da inscrição e a resposta será imediata. Os participantes terão até o dia 25/05/16 até às 21h59min no horário de Brasília. Os estudantes deveram ficar atentos se a inscrição foi confirmada, pois em caso de qualquer tipo de erro só será possível o ajuste no prazo das inscrições.

Provas do Enem 2017

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. A entrega do cartão de resposta no primeiro dia deve ser feita no prazo de 4h30min, causando eliminação para aqueles que passarem do tempo estimulado. No domingo o participante terá 5h30min para entregar o gabarito de respostas e a folha da redação. As provas são aplicadas em todos os Estados da Federação, no Distrito Federal sendo divulgado o local de prova, a escola ou instituição e a sala através do cartão de confirmação de inscrição do Enem 2017.

Para acessar o cartão de confirmação de inscrição é necessário que o candidato entre na página de acompanhamento de inscrição do Enem 2017. Para ter acesso às informações sobre o local de prova o estudante deverá informar o número do CPF e a senha que criou no decorrer da inscrição do Enem. Caso não se recorde, basta clicar na opção “esqueci minha senha”. Os portões das escolas e instituições serão abertos às 12h00min, sendo o fechamento às 13h00min no horário de Brasília. As provas só terão início efetivamente a partir das 13h30min, com o sinal da instituição ou escola ou através da autorização dos fiscais.

As áreas de conhecimentos gerais são dividas da seguinte forma:

  • Ciências Humanas e suas tecnologias: Filosofia, Sociologia, Geografia e História;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias: Biologia, Química e Física;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: Língua Portuguesa, Artes, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e suas tecnologias: Matemática (Números naturais, inteiros, racionais e reais. Conhecimento geométrico, noções de grandezas e medidas e representação algébrica.

Curta e compartilhe a página do Facebook Enem 2017. Conheça o melhor material de estudos de todo o Brasil a apostila digital (clique e conheça).

Comentários

Comentários

Itamar Adorno Silva maio 20, 2016 às 12:07

Enem eliminação,de matérias.

Responder

Rosimare dos Santos maio 18, 2016 às 16:00

muito bom o enem

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: