Inscrições Enem 2017

Atualizado em: 20.04.2017

by Enem 2017 on 07/11/2015

Inscrições Enem 2017. Neste artigo vamos falar um pouco sobre o Enem 2017 desde a sua criação até as principais matérias, como são as provas, como se inscrever e dicas de estudo. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado no ano de 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio. No ano de 2009 o governo criou novos programas educacionais. Através deles, as instituições passaram a selecionar alunos para concorrer a vagas, bolsas de estudo e financiamento no ensino superior público e privado.

Os programas educacionais são conhecidos como Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Através do Enem 2017 os participantes também podem concluir o ensino médio através da obtenção do certificado de conclusão. Basta informar no decorrer da inscrição e tirar uma nota igual o superior a 450 pontos em cada área e 500 pontos na redação.

A inscrição do Enem 2017 é feita exclusivamente via internet no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br. A inscrição é aberta uma vez no ano. Nesta edição as inscrições terão início no dia 08 de maio de 2017 e terminam no dia 19 de maio de 2017. Para acessar a página de inscrição o candidato terá que informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e data de nascimento. Os documentos exigidos na inscrição são o CPF e documento de identidade. Através destas informações automaticamente aparece o nome do pai, mãe e data de nascimento. No decorrer da inscrição é exigido também que cada participante possua um e-mail válido. É através deste e-mail que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) entrará em contato. O participante também passará por um questionário socioeconômico.

Inscrições Enem 2017: Como fazer a sua!

É de responsabilidade do participante acompanhar a inscrição do Enem 2017. Qualquer tipo de alteração na inscrição só será possível no prazo da inscrição. Para ter acesso ás informações da inscrição basta acessar o site do Enem e clicar na opção “página do participante”. Esta página contém todas as informações sobre a inscrição do candidato. Para acessá-la basta informar o CPF e senha (esta senha é criada no decorrer da inscrição). Caso tenha esquecido a senha o participante pode optar por receber uma senha provisória clicando na opção “esqueci minha senha”.

O valor da taxa de inscrição atualmente é de R$68,00 paga somente no banco do Brasil através do GRU (Guia de Recolhimento de União). Aqueles que não efetuarem o pagamento na data estabelecida não terão suas inscrições confirmadas para o Enem 2017. Como o exame é feito para avaliar os alunos do ensino médio, aqueles que estão concluindo estão automaticamente isentos da taxa.

Outra maneira de obter isenção é através do pedido de carência. Este pedido pode ser feito ao final da inscrição por pessoas de baixa renda. Após a opção do candidato ao pedido de carência o Inep avalia através das informações fornecidas no questionário socioeconômico. Se o participante de fato tem o direito assegurado. A resposta é informada rapidamente, mas aqueles que não forem aceitos terão que efetuar o pagamento.

Clique aqui para se inscrever no Enem 2017

Cartão de Confirmação de inscrição do Enem 2017

Inscrições Enem 2017

Inscrições Enem 2017

O cartão de confirmação de inscrição do Enem 2017 era enviado nas residências através dos Correios, mas no ano de 2015 o exame passou por algumas alterações e passou a ser entregue na página do participante online. O cartão de confirmação de inscrição contém local de prova, sala, endereço, nome completo, número de inscrição, dia, data e horário de aplicação das provas e tipos de atendimentos especiais requeridos pelo participante. A apresentação deste cartão no dia do exame não é obrigatória, mas por sua importância tê-lo em mãos acaba facilitando os trâmites nos dias de provas.

Exige-se no dia do exame que o participante apresente documento de identificação oficial com foto, por exemplo: Cédula de identidade (RG) expedidas pelas secretarias de segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça, Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitação, Certificado de dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista, Passaporte e Identidade Funcional em consonância.

Matérias do Enem 2017

O Enem 2017 será um exame longo com duração de 4h30min no primeiro dia e 5h30min no segundo dia. Serão aplicados 4 tipos de cadernos de provas contendo as cores e ordem de questões diferentes. O candidato receberá também o cartão-resposta (gabarito) que deverá ser entregue dentro do prazo estabelecido podendo causar eliminação caso passe do permitido. Lembrando que o cartão só pode ser preenchido por caneta de cor preta. No cartão de respostas o candidato deverá conferir dados pessoais como número de identidade e CPF e língua estrangeira optada. Caso haja algum erro deve-se entrar em contato imediatamente com o chefe de sala.

Os cadernos de prova são compostos por questões de múltipla escolha contendo 90 perguntas no primeiro dia e 90 no segundo dia. Normalmente as provas tem início às 13h30min, caso as regras permaneçam. As provas serão aplicadas em dois dias (sábado e domingo). O participante só pode sair e entregar o caderno de questões e cartão de resposta, após 2h00min de prova. Para levar o caderno de questões deve-se aguardar até 30min para o término do Enem 2017. Os últimos três participantes em sala de aula devem assinar uma lista de conferência e deixar o local na companhia dos chefes de sala.

As matérias do Enem 2017 são agrupadas em áreas de conhecimentos da estrutura curricular do ensino médio. As áreas são Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Estas áreas dividem as matérias da seguinte forma:

  1. Ciências da Natureza e suas tecnologias: Química, Física e Biologia;
  2. Ciências Humanas e suas tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  3. Linguagens, códigos e suas tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua estrangeira moderna (espanhol ou inglês). Artes, Educação Física e tecnologia da informação e comunicação;
  4. Matemática e suas tecnologias: Matemática.

Clique aqui para baixar a matriz de referência do Enem

Conteúdo das matérias do Enem 2017

No primeiro dia normalmente os conteúdos mais cobrados no Enem 2017 serão os abrangidos na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Em química serão aplicadas questões sobre estudo da composição, estrutura e propriedades de matérias. Em física as questões abordarão a natureza e seus fenômenos. Na matéria de biologia as perguntas serão focadas no estudo da evolução e fisiologia dos seres vivos.

Ainda no primeiro dia outra área de conhecimento abordada pelas questões é Ciências Humanas e suas Tecnologias. Em história as habilidades e competências avaliadas se concentram no estudo e conhecimento dos fatos que marcaram a sociedade ao longo do tempo e de sua formação. Geografia normalmente cobra o estudo dos aspectos de fenômenos relativos ao ambiente e sua inter-relação com a sociedade humana. Filosofia e sociologia as competências avaliadas são centradas no desenvolvimento do conhecimento, das ideias e formas de pensamento da humanidade com suas consequências e desdobramentos.

No segundo dia de provas do Enem 2017 as áreas cobradas são Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. As competências relativas à língua portuguesa exigirão bastante leitura e interpretação de textos e gramática. Literatura focará no estudo e compreensão dos diversos gêneros literários e expressões artísticas. Língua estrangeira moderna é a parte que o candidato terá que responder questões com foco na leitura e interpretação do idioma optado, inglês ou espanhol. Em educação teremos ao menos uma questão relacionada ao conhecimento e funcionamento do corpo humano enquanto meio de expressão. Tecnologia da informação e comunicação é a compreensão dos meios de organização cognitiva de significados, expressão, comunicação e informação.

O participante também terá que elaborar uma redação argumentativa-dissertativa com sobre um assunto atual e relevante para a sociedade brasileira. O tema só será conhecido no momento da prova.

Dicas para o Enem 2017

Na área de matemática são muito cobradas competência e habilidades relacionadas com números reais, inteiros, naturais e racionais. Conhecimento geométrico, noções de grandezas e medidas, representação algébrica, gráficos e tabelas, probabilidade e estatística.

Em todas as áreas é importante saber que os temas serão relacionados aos conteúdos estudados bem como a acontecimentos que estejam em discussão na atualidade, vistos na mídia tradicional (jornais, revistas e televisão) mas principalmente nas novas mídias (redes sociais, sites, blogs e videologs).

Veja aqui os conteúdos do Enem

Como o Enem 2017 é um exame muito extenso que exige muita concentração física e mental do participante. A primeira dica neste caso é levar algum tipo de alimento de preferência em alguma vasilha transparente. O participante não deve esquecer que só poderá fazer a prova com caneta esferográfica de cor preta feita de material transparente. É importante também chegar com até 1h de antecedência para poder se localizar e encontrar a sala de prova. Deve-se evitar levar consigo celular, relógio ou qualquer outro aparelho eletrônico. Portá-los durante a prova causará eliminação automática do participante.

Para mais informações, curta e compartilhe a página do Facebook Enem 2017. Conheça também o melhor material de estudos a apostila do Enem 2017 (clique e veja).

Comentários

Comentários

Alison maio 16, 2017 às 13:45

Gostaria de saber se uma estrangeira que tem CPF mas nunca estudou no Brasil pode fazer o ENEM.

Responder

rosangela carvalho de oliveira maio 12, 2017 às 17:43

quero fazer o enem

Responder

barbara leticya souza baricelli maio 11, 2017 às 17:21

bom quero fazer o enem pra mim poder entra em uma faculdade

Responder

Romina fevereiro 4, 2017 às 22:06

Gostaria de obter informaçoes sobre documentaçao necessaria pra extrangeiros.

Responder

marciana silva de souza novembro 10, 2016 às 14:28

quero fazer faculdade mas minha renda socioeconomica nao e efetiva,preciso muito de ser insenta pois,estou fora do mercado de trabalho,alem disto nao recebo bolsa de nemhuma especie,alem dos meus tres filhos lindos ,tenho uma tia que nao anda ,.

Responder

Liara outubro 17, 2016 às 02:36

Informações sobre enem2017

Responder

Jeferson Adriano cezar Weimer maio 22, 2016 às 15:31

Gostaria muito de engreçar em uma faculdade. ..
CURSO: psicologia.
É um sonho de aproximadamente 14 anos atrás.

Responder

Roberto carlos de oliveira maio 17, 2016 às 23:41

que entrar ne uma facudade

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: