Pokémon GO no Enem 2017

Atualizado em: 17.08.2016

by Enem 2017 on 17/08/2016

Como o jogo pode ser útil para quem vai realizar as provas do Enem 2017

Pokémon GO no Enem 2017: O jogo que se tornou febre mundial finalmente chegou no Brasil. Pokémon GO, o jogo virtual baseado no mangá japonês com o mesmo nome consiste em capturar os famosos monstrinhos utilizando smartfhones atraves do aplicativo gratuito que pode ser baixado em lojas virtuais para os sistemas android e IOS.

O jogo que consiste na chamada realidade aumentada foi desenvolvidos em conjunto pelas empresas Niantic, Inc e Nintendo, permite aos jogadores capturarem os Pokémons por vários pontos da cidade. Diferente da realidade virtual, a realidade aumentada utilizada no Pokémon GO mistura elementos do mundo real com os monstrinhos virtualmente criados pelo aplicativo.

Com todo este sucesso não será incomum que o jogo Pokémon GO venha a ser discutido em questões e até mesmo tema de redação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2017. Isto porque o mundo digital esta cada vez mais presente em nosso cotidiano.

O Enem é uma prova de conhecimentos com questões que abordam o conhecimento que o estudante adquiriu durante o ensino médio. Ao todo são 180 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. As notas do Enem 2017 serão usadas nos processos seletivos de programas que podem fazer com que o estudante ingresse em instituições privadas de ensino superior, através de vagas, bolsas de estudos e financiamento estudantil.

Pokemon Go Enem 2017

Jogar Pokémon GO pode ser útil para o estudante que vai fazer sua inscrição Enem 2017, pois mesmo em um breve momento de lazer, o estudante poderá estar de maneira direta realizando a preparação para as provas do Enem enquanto joga. Mas quais matérias do Enem podem ter relação direta com a realidade aumentada do Pokémon GO?

Pockemon Go Enem 2017

Matemática e suas Tecnologias. O jogo Pokémon GO foi lançado oficialmente no dia 5 de julho. Mesmo sendo lançado apenas em três países, (EUA, Austrália e Nova Zelândia), o jogo fez com que as ações da Nintendo, uma das empresas desenvolvedoras aumentassem em bilhões de dólares. Neste ponto o candidato pode obter lições de finanças, gráficos e cálculos, matemática pura e aplicada.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Pokémon GO é um jogo de imagens, e apesar de já ter sido oficialmente lançado no Brasil sua interface, menus e layouts são totalmente em inglês. Com isto os candidatos podem treinar para a prova de língua estrangeira do Enem 2017.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para capturar os monstrinhos virtuais de Pokémon GO o candidato do Enem 2017 terá que percorrer diversos tipos te terrenos o que vai ajudar com se familiarizar-se com solos e vegetações diferentes.

Podemos pensar também que a realidade aumentada utilizada em Pokemon GO é uma tecnologia que está começando a ser explorada. Suas aplicações futuras no campo da educação podem ser diversas. No Enem, por exemplo, já foi cogitada pelo Ministério da Educação (MEC) a substituição das provas impressas em papel por provas virtuais, onde os estudantes responderiam as questões em terminais de computadores.

Enem e o mundo digital

Não seria a primeira vez que o mundo digital fosse tema das provas do Enem. Na verdade isso já acontece há algum tempo, pois o Exame conta com questões de informática e comunicação. Outro ponto é que vivemos em um mundo globalizado, que necessita das redes de computadores. E o jogo Pokemon GO utiliza diretamente a internet.

No Enem o contato com o mundo digital começa logo no momento em que o estudante se inscreve para realizar as provas do Exame. As inscrições para participar do Enem 2017 poderão ser realizadas apenas através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br.

Tema da redação do Enem 2017 pode ser relacionado a Pokémon GO

Existem diversos temas relacionados ao jogo de realidade aumentada Pokémon Go que podem vir a ser abordados na prova de redação do Enem 2017.Não é difícil pensarmos em temas como “A relação do mundo real com o mundo virtual”, ou “O surgimento de novas tecnologias”, temos também “Os perigos reais em um mundo virtual”.

Poderíamos citar muitos assuntos a serem observados como possíveis temas da redação do Enem 2017 baseados no jogo Pokémon GO. Mas a dica para quem vai realizar as provas do Exame é a de que fiquem atentos a todos os assuntos que tem relevância no comportamento social, e com certeza o Pokémon Go é um destes assuntos.

Não deixe de visitar a pagina do Enem 2017 no Facebook, curta e compartilhe!

Comentários

Comentários

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: