Provas do Enem 2017 serão nos Dias 05 e 12 de novembro

Atualizado em: 28.03.2017

by Enem 2017 on 28/03/2017

Dias de aplicação das provas do Enem 2017 já foram confirmados pelo MEC! Antes mesmo de publicar o edital desta edição, o Ministério da Educação (MEC) já confirmou a data das provas do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. A grande novidade é que, a partir deste ano, a aplicação acontecerá em dois domingos consecutivos, extinguindo o sábado. Os dias escolhidos para esta edição foram 05 e 12 de novembro.

O Enem foi criado pelo Governo Federal no ano de 1998, com objetivo exclusivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica. A partir de 2010, no entanto, o Exame passou por grande reformulação e se consolidou, ano após ano, como o principal mecanismo de acesso ao ensino superior no Brasil.

Enem 2017 não terá provas no sábado

Desde quando passou a ser aplicado em novo formato, o Exame Nacional do Ensino Médio foi dividido em quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Junto da prova de redação, os estudantes eram submetidos a 45 questões de cada uma das áreas de conhecimento. Ciências Humanas e Ciências da Natureza eram aplicadas no primeiro dia, um sábado. Matemática, Linguagens e redação eram aplicadas no dia seguinte, domingo.

DATAS ENEM 2017

A partir desta edição, no entanto, as provas do Enem 2017 serão aplicadas em dois finais de semana seguidos, apenas aos domingos.

Com a nova regra, os estudantes sabatistas, que guardam os sábados por convicção religiosa, não serão mais prejudicados. Antes, esses candidatos tinham que se apresentar no mesmo horário dos demais, aguardando em salas específicas até o sol se pôr no sábado, realizando as provas do primeiro dia no período noturno.

Provas de Matemática e Linguagens serão aplicadas em dias diferentes

Além de alterar os dias de aplicação das provas do Enem 2017, o MEC também mudou a ordem de aplicação das áreas de conhecimento do Exame. Por sua vez, será mantido o número de questões de cada área.

No primeiro domingo, dia 05, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação do Enem 2017, com tempo de duração de 05h30min.

Por sua vez, no segundo domingo, dia 12, haverá a aplicação das provas de Matemática e Ciências da Natureza, durante 04h30min.

Cadernos de prova do Enem 2017 serão personalizados com nome dos candidatos: serão mantidas as quatro cores diferentes por dia

Visando aumentar a segurança das provas, o MEC anunciou que os cadernos de prova deste ano serão personalizados com o nome completo e número de inscrição do candidato, junto com o respectivo cartão resposta.

Antes, cada participante recebia o cartão resposta separado da prova, tendo que escrever seu nome e indicar a cor do seu caderno de questão.

Agora, com a nova ação, a organização pretende aumentar a segurança do Exame, visto que será possível ter um maior controle sobre roubos ou extravios de cadernos de prova, por exemplo.

Inscrições do Enem 2017 serão entre os dias 08 e 19 de maio

O período de inscrição do Enem 2017 também já foi definido pelo MEC. Conforme já havíamos previsto em artigos publicados antes mesmo da confirmação, as inscrições serão abertas no dia 08 de maio, encerrando no dia 19 seguinte.

Os estudantes terão duas semanas para se inscrever no Enem 2017, exclusivamente via internet, no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante.

Apostila do Enem 2017: melhor material de estudo para as provas

Restam mais de sete meses para a aplicação das provas. Apesar do longo período, é importante ter a consciência que o conteúdo do Exame é vasto e requer uma boa preparação por parte dos estudantes que almejam bons resultados e aprovações em cursos superiores.

Não perca tempo! Largue na frente da concorrência, adquirindo a apostila do Enem 2017 (clique e conheça), e se prepare com o melhor material de apoio disponível no mercado, com abordagem de todo o conteúdo programático da maneira mais didática possível, facilitando o aprendizado.

Curta a página do Enem 2017 no facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações. Conte com nosso apoio e boa sorte!

Comentários

Comentários

alexandra costa dunin pereira agosto 8, 2017 às 13:38

queria fazer o enem para melhorar a vida e ter oportonidades de fazer o que eu gosto na area da pedagogia

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: