Terminaram as Inscrições Enem 2017: Provas 5 e 12 de novembro

Atualizado em: 20.05.2017

by Enem 2017 on 20/05/2017

Terminam as Inscrições Enem 2017, as datas das provas do Enem 2017 serão nos dias 05 e 12 de novembro! Mais de 6 milhões estudantes efetivaram suas inscrições e estão prontos para  as provas nos dias de aplicação do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. A partir deste ano, as provas vão acontecer em dois domingos consecutivos, excluindo o sábado. As datas escolhidas para esta edição foram 05 e 12 de novembro.

No início do mês de março o MEC (Ministério da Educação) concedeu uma entrevista coletiva e divulgou uma lista de mudanças do Enem 2017. Dentre as principais, a que mais chamou atenção foi a alteração nos dias de aplicação do Exame, que deixa de ser realizado em um único final de semana.

Data das provas do Enem 2017 foi confirmada para os dois primeiros domingos de novembro: dias 05 e 12

Enem 2017 Inscrições

A partir desta edição, o Exame deixa de ser aplicado em dois dias seguidos e passa a acontecer em dois finais de semana consecutivos, com realização das provas aos domingos.

Quando confirmou que os dias das provas do Enem 2017 serão 05 e 12 de novembro, o MEC fez questão de destacar que a mudança trará benefícios aos candidatos sabatistas, que guardam o sábado por convicção religiosa.

Os estudantes sabatistas, até a edição passada, eram obrigados a se apresentar no mesmo horário dos demais no sábado, permanecendo isolados em salas específicas até o sol se pôr. Assim, começavam as provas do primeiro dia apenas no início da noite.

Redação do Enem 2017 será aplicada no primeiro dia: número de questões são mantidas para as quatro áreas de conhecimento

Outra mudança relacionada a aplicação das provas do Enem 2017 diz respeito à ordem de aplicação das áreas de conhecimento entre os dias de Exame.

Até a edição do ano passado, as provas do primeiro dia eram das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia, por sua vez, eram aplicadas a prova de redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias.

A partir desta edição, no primeiro dia serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação. Por consequência, no segundo dia serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

No primeiro domingo (05), os estudantes terão 05h30min para resolver as questões e desenvolver a redação. No segundo dia, o tempo de duração será de 04h30min.

O horário de abertura dos portões e início das provas foi confirmada no edital do Enem 2017, que foi publicado no dia 10 de abril. Foram mantidos os mesmos horários das últimas edições, com abertura e fechamento dos portões acontecendo às 12h e 13h, respectivamente, e início das provas às 13h30min (de Brasília/DF).

O MEC irá manter a quantidade de questões de cada área. Cada uma contará com 45 perguntas de múltipla escolha, com cinco alternativas (A – E), totalizando 180 questões no Exame.

Inscrições do Enem 2017 aconteceram entre os dias 08 e 19 de maio: resultado individual será publicado no dia 19 de janeiro

O período de inscrição do Enem 2017 teve início no dia 08 de maio, uma segunda-feira. Os candidatos tiveram até o dia 19, sexta-feira da semana seguinte, para se inscrever exclusivamente via internet.

Para acompanhar sua inscrição no Enem 2017, o estudante terá que acessar o portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante.

A divulgação do resultado do Enem 2017 acontecerá no dia 19 de janeiro de 2018, numa sexta-feira. A consulta também deverá ser feita na página do Inep.

As notas do Enem 2017 poderão ser utilizadas em programas do MEC destinados ao ensino superior: Sisu, ProUni, Fies e Sisutec.

Apostila do Enem 2017: melhor material de apoio para as provas

Para conseguir um bom aproveitamento no Exame, é essencial começar a se preparar com antecedência e indispensável ter em mãos um material de apoio de excelência. Sabendo disso, elaboramos a apostila do Enem 2017 (clique e conheça) especialmente para quem deseja mandar bem nas provas.

A apostila conta com fáceis explicações de todas as matérias do Enem 2017, além de preciosas dicas de como escrever uma redação nota mil. Não perca tempo e adquira o quanto antes a sua. A entrega é rápida e totalmente segura, realizada pelos Correios em qualquer cidade do país.

Curta nossa página no facebook e acompanhe nossas publicações!

Comentários

Comentários

Ana Paula julho 31, 2017 às 14:48

Olá Boa Tarde.
Gostaria de saber se ainda há a possibilidade de fazer ainda a inscrição para prova do Ensino
Médio..
Desde já agradeço pela atenção

Responder

Wilza Odilon de Maria julho 14, 2017 às 23:17

Como faço pra fazer minha inscrição para conseguir o sertificado do ensino médio?

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: