Tudo sobre as Inscrições do Enem 2017

Atualizado em: 11.12.2016

by Enem 2017 on 11/12/2016

Inscrições Enem 2017: No mês de maio do próximo ano, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) abrirá o período de inscrição do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. Milhões de estudantes de todo o país terão a chance de participar das provas em busca de vagas em instituições públicas do ensino superior, além de financiamentos e bolsas de estudo em cursos de faculdades particulares. A expectativa é de que as provas sejam aplicadas no último final de semana de outubro ou no primeiro de novembro.

A última edição do segundo maior Exame do mundo foi marcada pelo adiamento para milhares de estudantes que fariam as provas em locais que estavam ocupados por pessoas que protestavam contra a PEC 241 – Proposta de Emenda Constitucional, que estabelece um teto para os gastos públicos com setores como o da educação e contra a reforma do ensino médio do país. Com isso, cerca de 5,85 milhões de estudantes (30% de abstenção) fizeram as provas nos dias 05 e 06 de novembro. Outros 271 mil candidatos tiveram que participar do Exame nos dias 03 e 04 de dezembro.

Como se inscrever no Enem 2017?

Inscrições Enem 2017 começam em maio

Todos os candidatos que pretendem fazer inscrição no Enem 2017 precisam ficar atentos, pois existe apenas um meio oficial para o registro dos participantes. Dentro do período que ainda será confirmado pelo Inep, o estudante precisa acessar a página do participante, no endereço http://enem.inep.gov.br/participante, informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e cadastrar uma senha que será utilizada em todos os acessos seguintes.

Após realizar o acesso, o site de inscrições do Enem 2017 exige que o candidato preencha alguns campos com dados pessoais, como nome completo, informações familiares e escolares. Além disso, também é necessário informar o número do documento de identidade, endereço residencial (rua, número, bairro, CEP, município e Estado), número de telefone e endereço de e-mail.

Sabendo dessas exigências, quem ainda não tiver os documentos pessoais exigidos, como identidade e CPF, por exemplo, ainda tem tempo de providenciá-los nos órgãos competentes. Além disso, candidatos que não possuem e-mail próprio precisam criar um, pois será através do canal virtual particular e do telefone que o Inep enviará todas as informações necessárias a respeito do Exame.

Qual será o valor da taxa de inscrição do Enem 2017? Quem pode declarar carência no Enem 2017?

Na última edição, o valor da taxa de inscrição foi de R$ 68,00 e a expectativa é de que não haja acréscimo para a próxima. Entretanto, é muito importante ressaltar que alguns estudantes recebem automaticamente isenção no Enem 2017 e não precisam se preocupar com o pagamento. Além disso, a organização das provas ainda proporciona a chance do pedido de isenção para os participantes que não possuem condição de arcar com o valor, sem tirar deles o direito de participar do Exame e lutar pelos seus sonhos.

Recebem isenção automática todos os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública de ensino. Neste caso, não é necessário fazer nenhum tipo de pedido durante a inscrição, visto que o próprio sistema reconhece a situação quando todos os pessoais e escolares são preenchidos corretamente.

Por sua vez, estudantes de famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que podem comprovar tal situação, têm o direito de declarar carência fazendo o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2017. O pedido é feito mediante o preenchimento de um formulário socioeconômico, disponível na própria página do participante. Até o fim do período de inscrição, a organização avalia todos os pedidos dando a resposta aos candidatos e se reservando no direito de solicitar qualquer tipo de documentação que comprove a carência.

Edital e cronograma do Enem 2017 oficial

Inscrições Enem 2017

Conforme aconteceu em todas as edições anteriores, o Inep deverá divulgar o edital do Enem 2017 entre o fim de abril e início de maio. Assim, após a publicação do documento oficial teremos acesso à todas as datas e regras da próxima edição. Com a instabilidade política do país e trocas de presidente da República, ministros de governo e presidente de institutos, muito se especula sobre o futuro do Exame Nacional do Ensino Médio. No entanto, a expectativa é de que a estrutura das provas não sofra grandes alterações.

Assim, espera-se que o período de inscrição do Enem 2017 aconteça no mês de maio. Desta maneira, os processos seletivos dos programas do Ministério da Educação (MEC) para o segundo semestre do ano continuam com suas inscrições em junho, sem que uma coisa atrapalhe o andamento das outras.

Tão logo o Inep divulgar alguma notícia oficial sobre a próxima edição do Exame brasileiro, divulgaremos todas as informações aqui em nosso site. Portanto, continue nos visitando e conte com nosso apoio e dedicação para se manter informado. Curta a página do Enem 2017 no facebook, onde compartilhamos todas as novidades!

Comentários

Comentários

Rosane Peres maio 18, 2017 às 09:21

Olá muito bom dia estou tentando fazer a inscrição no ENEM desde ontem porém a primeira página só fica carregando, carregando e simplesmente não carrega passei o dia todo ontem no computador e celular e hoje já temente novamente e não está dando certo. O que devo fazer?

Responder

maykon maio 17, 2017 às 15:26

quero fazer para ser bem sucedido!

Responder

Adolfo Henriquez abril 20, 2017 às 15:39

Oi, sou chileno residente em Belo Horizonte. Tenho uma pergunta: para dar o examen ENEM, preciso de algum OUTRO tipo de documento especial no caso de ser extranjero ?.

Obrigado

Responder

Silvia Veloso março 21, 2017 às 12:49

Boa tarde, preciso de informação de Enem para apenados. Trabalho em uma unidade prisional e preciso saber os pre-requisitos para inscrição dos mesmos.

Responder

breno rego março 10, 2017 às 14:28

como se cadastra no enem

Responder

Vestibular Prova Enem dezembro 20, 2016 às 10:54

Como vou saber qual é o dia que vai ser o resultado da prova?

Responder

Paula janeiro 2, 2017 às 22:05

Como eu faço pra fazer essa prova

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: