Balanço Primeiro dia de Provas do Enem 2017

Atualizado em: 14.11.2017

by Enem 2017 on 08/11/2017

Veja tudo sobre o primeiro dia de provas do Enem 2017: Nesse último domingo (05), foram aplicadas em todo país as provas do primeiro dia do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. No primeiro dia de aplicações, os estudantes fizeram as provas de redação, Linguagens e Ciências Humanas. No próximo domingo (12), o Exame se encerrará com a aplicação das provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Neste ano, mais de 6,73 milhões de estudantes tiveram suas inscrições confirmadas e, portanto, conquistaram o direito de participar das provas. O número de participantes inscritos foi o menor desde a edição de 2012. O fim da certificação do ensino médio com a nota do Enem 2017 foi um dos fatores determinantes para a queda na quantidade de inscrições.

Primeiro dia de provas do Enem 2017 contou com 30,2% de ausência: 273 estudantes foram eliminados

De acordo com dados preliminares divulgados pela diretora de Gestão e Planejamento do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Eunice Santos, em entrevista coletiva concedida na noite de domingo (05), cerca de 30,2% dos estudantes inscritos não compareceram ao primeiro dia de provas.

Consultar Local de Provas do Enem 2017

Assim, dos 6.731.344 inscritos, aproximadamente 2.033.590 participantes faltaram na aplicação das provas do primeiro domingo (05). Os números, no entanto, ainda poderão sofrer pequenas alterações após a compilação total dos dados por parte do Inep. De acordo com Eunice Santos, o percentual de ausências está dentro da média dos últimos anos.

Ao todo, 273 participantes foram eliminados no primeiro domingo de provas. Dentre eles, 264 descumpriram regras gerais do edital e outros 09 estudantes foram desclassificados por estarem portando algum tipo de equipamento identificado pelo detector de metais.

Dentre os eliminados, um dos participantes estava usando um fone de ouvido que, a princípio, chegou a gerar suspeita de ser um ponto eletrônico. Após a análise, no entanto, a polícia descartou a hipótese.

Tiveram ainda, dentre os eliminados, dois casos de estudantes que saíram com as provas antes do horário permitido. Um deles teve um ataque de surto e saiu correndo com o caderno de questões. Isso só era permitido nos últimos trinta minutos de prova.

O número de eliminações deste ano foi muito menor se comparado ao ano anterior, quando 3.942 estudantes foram eliminados logo no primeiro dia de provas.

Tema da redação do Enem 2017 surpreendeu muitos estudantes e especialistas

Sem dúvidas, um dos assuntos mais comentados em relação ao primeiro dia do Exame, foi o tema da redação do Enem 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.

A prova contou com quatro textos motivadores, de apoio à redação. Um deles trouxe informações a respeito dos números de estudantes surdos na educação básica entre os anos de 2010 e 2016. Um outro incluiu um trecho da Constituição Federal, com a afirmação de que todos têm direito à educação.

O terceiro texto motivador apresentou uma lei de 2002, determinando que a Libras (Língua Brasileira de Sinais) se tornasse a segunda língua oficial de nosso país. Por fim, o quarto texto foi um anúncio do Ministério Público do Trabalho, publicado no ano de 2010, que abordava o fato de surdos seguirem excluídos por causa do preconceito, mesmo que tenham a formação educacional necessária para entrar no mercado de trabalho.

Gabarito Enem 2017 primeiro dia: Veja como consultar

Provas, Gabarito e Resultado do Enem 2017

Em nosso site você já encontra a versão extraoficial do gabarito do Enem 2017 primeiro dia. Ao todo, foram aplicadas 90 questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre as áreas de Linguagens e Ciências Humanas.

Assim como nas edições anteriores, o Exame contou com quatro cadernos de questões, diferenciados por cores: branco, amarelo, azul e rosa.

O Inep irá divulgar o gabarito oficial do Enem 2017 até o próximo dia 15, na quarta-feira posterior ao término de aplicação do Exame.

Os resultados individuais, entretanto, serão divulgados na primeira quinzena de janeiro de 2018. De acordo com o Instituto, as redações já começarão a serem corrigidas a partir dessa segunda-feira, dia 06.

As provas do próximo domingo serão aplicadas no mesmo horário, mas terão uma hora a menos de duração. Portanto, fiquem atentos aos horários de abertura e fechamento dos portões: meio dia e 13h, respectivamente.

Curta a página oficial do Enem 2017 no facebook. Continuamos na torcida pelo seu bom desempenho!

Balanço Primeiro dia de Provas do Enem 2017
Avalie este artigo

Comentários

Comentários

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: