Cartão de Inscrição do Enem 2017 será disponibilizado dia 20 de outubro

Atualizado em: 05.10.2017

by Enem 2017 on 05/10/2017

Cartão de confirmação de inscrição do Enem 2017: Veja como acessar o documento! O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou que disponibilizará, a partir do próximo dia 20 (sexta-feira), o cartão de inscrição do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. O documento poderá ser acessado via internet, através da página do participante, no portal do Inep.

O Inep é uma autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC) responsável por organizar as provas do Enem 2017. Cabe ao Instituto elaborar o edital com todas as regras e datas oficiais, além de aplicar e corrigir as provas, que são aplicadas em milhares de municípios brasileiros.

Como acessar o cartão de inscrição do Enem 2017?

Cartão de Inscrição do Enem 2017 será disponibilizado dia 20 de outubro

A única maneira de acessar o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2017, é através da página do participante, acessível no endereço http://www.enem.inep.gov.br/participante/, dentro do portal do Inep.

Ao entrar na página, o estudante precisa informar os números do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha cadastrada no ato da inscrição.

Quem tiver a necessidade de recuperar a senha do Enem 2017, deve clicar no link de apoio “Esqueci minha senha”, disponível em azul no canto inferior direito da página.

Cartão de inscrição do Enem 2017 não será entregue no endereço dos participantes: Veja como imprimir o documento

Assim como aconteceu nas últimas edições, o Inep não enviará uma versão do cartão para o endereço dos candidatos inscritos. Neste ano, o documento também será disponibilizado apenas via internet.

Desta maneira, todos aqueles estudantes com interesse em ter uma versão impressa do cartão, devem acessar a página do participante, salvar uma cópia do documento e realizar a impressão. Aqueles que estiverem usando a internet no mesmo computador onde está com a impressora, também podem imprimir o cartão diretamente, sem ter a necessidade de salvar o arquivo.

Veja quais documentos devem ser apresentados nos dias de prova do Enem 2017

Muitos acham que o cartão de confirmação de inscrição é um documento exigido nos dias de prova. Entretanto, apesar de ser rico em informações, a apresentação do mesmo não é exigida em nenhum dos dias de aplicação do Exame.

O cartão conta com as seguintes informações: nome completo, número de inscrição, data, horário e endereço completo do local de prova do Enem 2017, além da eventual necessidade de atendimento especial e/ou diferenciado e opção de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).

Apesar de não ser exigido, a organização do Exame aconselha que todos aqueles que puderem levem o cartão, principalmente no primeiro dia, visto que facilita na referência do local de provas.

O único documento exigido nos dias de prova do Enem 2017 é alguma identidade pessoal com foto, sendo aceitos: Carteira de Identidade (RG – Registro Geral), CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Passaporte, Certificado de Reservista, Certificado de Dispensa de Incorporação e Carteira de Trabalho.

Se porventura algum participante tiver perdido todos seus documentos de identificação pessoal, esse deverá registrar um Boletim de Ocorrência (BO) expedido por órgão policial há, no máximo, noventa dias antes da aplicação das provas.

Aqueles que não apresentarem nenhum documento de identidade e também não apresentarem uma cópia do BO feito dentro do prazo exigido, perderão o direito de participar do Exame.

Provas do Enem 2017 serão aplicadas nos dias 05 e 12 de novembro

A data das provas do Enem 2017 foi confirmada pelo Inep antes mesmo da divulgação do edital, em entrevista coletiva convocada com o intuito de apresentar as novas regras para a edição deste ano.

Umas das mudanças mais significantes foi a alteração no formato de aplicação do Exame, que acontecia em um único final de semana. Agora, as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos.

As datas escolhidas para este ano foram os dias 05 e 12 de novembro. Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio dia e fechados às 13h, com o início do Exame marcado para 13h30min, levando sempre em consideração o horário oficial de Brasília/DF.

Curta a nossa página no facebook e acompanhe todas as nossas publicações!

Comentários

Comentários

Notícia anterior:

Próxima notícia: