Cronograma Oficial das Inscrições do Enem 2018

Atualizado em: 22.04.2018

by Enem 2017 on 22/04/2018

Estudantes brasileiros que pretendem realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio já sabem todas as datas importantes do maior teste de conhecimentos da América Latina, pois foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP o Cronograma Oficial do Enem 2018.

O Ministério da Educação -MEC utiliza as notas dos participantes do Enem para avaliar o nível e a qualidade do ensino oferecido aos estudantes do ensino médio das escolas públicas brasileiras. Mas a grande procura para realizar as provas é o fato de que ter realizado as provas do Enem 2018 é o principal requisito para concorrer a vagas, bolsas de estudos e até financiamento estudantil nos processos seletivos do SISU, ProUni e Fies.

Mais de 7 milhões de participantes realizaram as provas da última edição do Enem, nesta edição o MEC tem perspectiva de que o número de participantes seja bem maior, e vale lembrar que o Enem 2018 também pode ser realizado por estudantes que pretendem testar os conhecimentos.

Datas do Enem 2018 em ordem cronológica

Cronograma Oficial das Inscrições do Enem 2018Pedidos de isenção da taxa de inscrição Uma das novidades do Enem 2018 é que agora os participantes que desejam através de pedido não pagar a taxa de inscrição de R$82,00 para realizar as provas deve antes de realizar a inscrição formalizar o pedido. Quem fez o pedido de isenção e não compareceu para realizar as provas do Enem 2017 e quer novamente participar do Enem sem pagar a taxa de inscrição deve justificar o motivo do não comparecimento. O período de pedidos de isenção e de justificativas inicialmente seria de 07 à 11 de abril, mas o MEC estendeu o prazo até o dia 15 de abril. Pedidos e justificativas devem ser realizados na Página do Participante. No dia 23 de abril será divulgado o resultado dos pedidos de isenção e também se as justificativas foram aceitas.

Tendo o pedido de isenção negado o estudante terá até o dia 29 para apresentar mais documentos e solicitar a isenção. O resultado deste recurso será divulgado no dia 5 de abril.

Inscrições De acordo com o edital e o Cronograma Oficial do Enem 2018 as inscrições serão abertas em maio, começando no dia 7 e terminam às 23:59 do dia 18. Para realizar a inscrição o participante deve acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante e informar dados pessoais como número do CPF, identidade e endereço válido de e-mail, e também cadastrar uma senha pessoal.

Pagamento da taxa de Inscrição Participantes que não têm direito à isenção ou que tiverem os pedidos negados, ou justificativas não aceitas devem pagar o valor referente a taxa de inscrição para confirmar a participação no Enem 2018 até o dia 23 de abril. O pagamento deve ser realizado através de boleto que pode ser pago em casas lotéricas e agências bancárias.

Atendimento pelo nome social Os participante travestis ou transexuais que se identificam e querem ser reconhecidos por sua identidade de gênero podem solicitar na Página do Participante que sejam atendidos por seus respectivos nomes sociais. A solicitação poderá ser realizada no período de 28 de maio a 3 de junho.

Provas As provas do Enem 2018 vão continuar a ser aplicadas durante dois domingos consecutivos. No dia 4 de novembro vão ser aplicadas as provas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Redação. No próximo domingo, no dia 11 de novembro serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e Matemática, sendo que a novidade é que os participantes vão ter 30 minutos a mais para responder às questões.

ENEM 2018 20 ANOSResultado. A divulgação do resultado do Enem 2018 começa três dias após o último domingo de aplicação das provas com a liberação para a consulta aos gabaritos. Já o resultado oficial deve ser divulgado apenas em janeiro de 2019.

Apostila do Enem 2018

Não espere mais e comece ou turbine seus estudos com a Apostila do Enem 2018, o melhor material de estudos para quem realmente quer uma boa nota nas provas deste importante teste de conhecimentos.

A Apostila do Enem 2018 é em formato de CD-Rom, o que dará praticidade para sua utilização. Nela foram elaborados por competentes professores cursos completos com todas as matérias dos temas das provas, simulados gabaritados e comentados e como não pode faltar um preparatório completo para a prova de Redação. Então não perca mais tempo e compre agora mesmo com um clique a sua Apostila Digital do Enem 2018 e receba e qualquer cidade do Brasil.

Para mais informações sobre o Cronograma Oficial do Enem 2018 visite a página no Facebook.

Cronograma Oficial das Inscrições do Enem 2018
1 (20%) 1 voto

Comentários

Comentários

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: