Edital do Enem 2018 é publicado com mudanças

Atualizado em: 17.05.2018

by Enem 2017 on 24/03/2018

Na última publicação do Diário Oficial foi divulgado o Edital do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio e com o Edital vieram uma série de mudanças que os estudantes devem se adaptar para realizar as provas que neste ano serão aplicadas assim como na última edição durante dois domingos consecutivos, nos dias 4 e 11 de novembro.

O Enem foi criado pelo Governo Federal para avaliar o nível de ensino oferecido pelos estudantes matriculados na rede pública de ensino que estão no último ano do ensino médio. Mas o MEC – Ministério da Educação criou o Sistema de Seleção Unificada – SISU, Programa Universidade para Todos – Prouni e o Programa de Financiamento Estudantil – FIES, todos voltados para o ingresso ou permanência no ensino superior através de processos seletivos de vagas, bolsas de estudos e crédito financeiro para cursos em instituições estaduais, federais e particulares de ensino superior.

De acordo com o Edital do Enem 2018, as inscrições para realizar as provas vão ser abertas no dia 7 de maio e vão até o dia 18 do mesmo mês. Para se inscrever o estudante terá que acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br. Vale lembrar que as inscrições podem ser realizadas apenas na internet.

Acesse o link para baixar o edital do Enem 2018.

Quais são as mudanças no Enem 2018

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, órgão não governamental responsável por organizar e aplicar o Enem 2018, a partir desta edição do Exame os estudantes terão mais tempo para realizar as provas, isto porque, no segundo dia onde são aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, o tempo de duração que era de 4h e 30min passa a ser de 5 horas, o que segundo o MEC é um pedido antigo de quem participa do Enem.

Cronograma do Enem 2018Foi publicado também no Edital do Enem 2018 que a partir desta edição a solicitação do pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição deverá ser realizada em datas diferentes ao do período de inscrições, ou seja antes mesmo dos estudantes se inscreverem para realizar as provas.

Para ter direito a isenção do pagamento da Taxa de inscrição do Enem 2018, os estudantes no período de 2 a 11 de abril terão que acessar o endereço eletrônico do Enem e solicitar a isenção do pagamento de R$82,00 (oitenta e dois reais), mesmo valor da taxa da última edição do Exame.

Automaticamente, os estudantes do último ano do ensino médio matriculados em escolas públicas, ou que estejam matriculados em escolas particulares desde que na condição de bolsistas integrais que sejam membros de famílias com renda per capita menor ou igual a um salário mínimo e meio.

Os demais participantes que necessitarem de isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2018 devem declarar que vivem em situação de carência socioeconômica e também devem estar inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico.

Nos casos dos estudantes que foram isentos do pagamento da taxa de inscrição no Enem 2017 que não compareceram para realizar as provas e que queiram em 2018 solicitar novamente o pedido de isenção, terão que no mesmo período justificar o não comparecimento para realizar as provas.

A prova de Redação do Enem 2018 teve mudança no seu critério de correção. Manifestar opiniões que firam os Direitos Humanos não fará que o participante receba nota zero na prova. A mudança segundo o INEP obedece a uma decisão do Supremo Tribunal Federal que na última edição do Enem deu parecer favorável ao fim do critério na correção das Redações.

Apostila do Enem 2018

Elaborada de acordo os critérios do Edital do Enem 2018, a Apostila do Enem é um material de estudos completo para quem quer conseguir uma boa nota nas provas do Exame.

Em formato de CD-Rom que pode ser utilizado em notebooks e computadores, a Apostila do Enem 2018 tem cursos completos com as matérias dos temas Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. Todos os temas são complementados com simulados formulados a partir de provas anteriores e gabaritados com respostas comentadas, tudo para fixar o que o participante estudar.

Conheça mais e compre a sua Apostila do Enem 2018 no link aqui disponibilizado.

O Edital do Enem 2018 pode ser consultado na íntegra aqui no site. E mais informações estão disponíveis também na página do Facebook, curta e compartilhe.

Edital do Enem 2018 é publicado com mudanças
3.5 (70%) 6 votos

Comentários

Comentários

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: