Edital do Enem 2018: Veja como baixar

Atualizado em: 20.12.2017

by Enem 2017 on 20/12/2017

Edital do Enem 2018 será divulgado em abril: Veja como acessar! Assim como fez nas edições dos últimos anos, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) deve divulgar em meados de abril o edital do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. A publicação do documento acontecerá no Diário Oficial da União (DOU) e disponibilizaremos um link de acesso aqui em nosso site.

O Inep é uma autarquia do Governo Federal, relacionada ao Ministério da Educação (MEC), responsável por organizar as provas do Enem 2018, assim como fez com as outras edições do Exame brasileiro.

Expectativa é de que sejam mantidas mudanças no Enem 2018

A tendência para a edição do próximo ano é de que sejam mantidas as importantes mudanças anunciadas para 2017. Espera-se que o Inep intervenha com consideráveis alterações para 2018 apenas se o conjunto anunciado não tenha êxito nas provas do fim deste ano, o que não deve acontecer.

Assim, a expectativa é de que as provas do Enem 2018 também sejam aplicadas em dois domingos consecutivos, entre o final do mês de outubro e início de novembro, a depender das datas das eleições.

A estrutura do Exame deve ser mantida, com a permanência da redação do Enem 2018 e das quatro áreas de conhecimento das provas de múltipla escolha: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

As provas de Linguagens e Ciências Humanas provavelmente serão aplicadas no primeiro domingo, junto da redação. Por sua vez, as provas de Matemática e Ciências da Natureza devem ser mantidas no segundo domingo. Cada área de conhecimento deve continuar contando com 45 questões de múltipla escolha.

Edital do Enem 2018 será divulgado no DOU e também poderá ser acessado na página do Inep

Edital do Enem 2018Na semana do dia 09 de abril, o Inep já deve autorizar a publicação do edital do Enem 2018 no Diário Oficial da União. Assim, quem quiser ler o documento na íntegra deverá acessar a página do DOU, cujo link disponibilizaremos aqui em nosso site.

Depois de publicar o documento no DOU, seguindo o protocolo oficial, o Inep disponibilizará versões em texto e em libras em seu site, disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/.

É essencial que todos os candidatos interessados em participar das provas leiam todo o documento, a fim de se inteirar a todos os detalhes, informações, exigências e datas do Enem 2018.

Cronograma do Enem 2018 será oficializado com a publicação do edital

Dias antes de publicar o edital, o MEC e Inep costumam convocar e conceder entrevista coletiva esclarecendo os principais pontos do documento e divulgando as principais datas do Exame.

A confirmação do cronograma do Enem 2018 acontecerá com a publicação do edital. Portanto, apenas no mês de abril teremos acesso a todas as informações e datas confirmadas das inscrições, provas e resultados.

Levando em conta os cronogramas dos últimos anos, a expectativa é de que o período de inscrições do Enem 2018 aconteça no mês de maio e tenha duas semanas de duração.

Com a confirmação da data das provas para o fim de outubro ou início de novembro, espera-se que o resultado do Enem 2018 seja publicado em meados do mês de janeiro do ano seguinte.

Depois de divulgadas as notas do Enem 2018, o MEC terá a liberdade de abrir as inscrições dos processos seletivos de seus programas que utilizam o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Continue visitando nosso site e leia outros artigos que já publicamos para ficar por dentro de todos os detalhes a respeito do Exame. Para ter acesso mais facilitado às nossas publicações, curta a página do Enem 2018 no facebook e nos acompanhe pela sua rede social!

Edital do Enem 2018: Veja como baixar
5 (100%) 2 votos