Enem 2017: O que Estudar para o Exame

Atualizado em: 10.01.2017

by Enem 2017 on 31/12/2016

Matérias para estudar do Enem 2017. O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2017 popularizado por ser uma das principais formas de ingresso no ensino superior. É um teste de conhecimentos, com questões baseadas nas matérias escolares que os estudantes estudaram durante todo o ensino médio.

Apesar de todas prováveis mudanças no Enem 2017, as notas continuarão a ser a principal maneira de seleção nos programas que podem levar o estudante do ensino médio direto ao ensino superior. O SISU – Sistema de Seleção Unificada, Prouni – Programa Universidade para Todos e Fies – Fundo de Financiamento Estudantil, são exemplos de programas que utilizam as notas do Enem em seus processos seletivos.

A grande dúvida a respeito das matérias do Enem 2017 é o fato de que está sendo discutida a reforma do ensino médio. A proposta prevê que a carga horária de aulas seja aumentada e também que os estudantes tenham uma grade curricular fixa apenas na primeira metade do curso e na outra metade o estudante poderá escolher cursar matérias que influenciem diretamente na sua opção de curso superior.

O que estudar para o Enem 2017

Exame Nacional do Ensino Médio Enem 2017

Em recente declaração a educadora Maria Inês Fini presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep afirmou que a nova BNCC deve ser discutida e aprovada até meados de 2017. A BNCC ou Base Nacional Curricular Comum é o que regulamenta as matérias que serão obrigatórias para todos os alunos das escolas brasileiras.

É aconselhado então que os estudantes continuem a se preparar estudando todas as matérias do atual ensino médio. Matemática, Linguagens, Ciências, sempre serão as mesmas matérias, não existe variações. Neste caso, a dica é que o estudante procure sempre estar atualizado, leia muitos livros e acompanhe sempre os melhores meios de comunicação para se manterem bem informados.

Os temas e matérias das provas da última edição do Enem forma:

  • Ciências Humanas e suas tecnologias. História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias. Química, Física e Biologia.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Matemática e suas tecnologias. Matemática.

Além das quatro provas de conhecimentos o Enem 2017 terá também a prova de Redação a ser estudada. Na redação do Enem 2017 deve-se formular uma proposta de intervenção sobre o tema e textos de apoio fornecidos. A prova de Redação terá peso fundamental na composição final da nota obtida. Por isto redação deve ter um estudo especial todo à parte.

Inscrições e datas de aplicação das provas do Enem 2017

Outra possibilidade é que as datas de inscrições para participar do Enem 2017 aconteçam ainda no primeiro semestre do ano. Na edição de 2016 o período de inscrição ocorreu no mês de maio, entre os dias 9 e 20 daquele mês. As datas para se inscrever no Enem 2017 ainda não foram divulgadas. No entanto, os estudantes devem ficar atentos para não perder os prazos.

Para se inscrever o estudante terá que acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/ e fornecer dados pessoais como, por exemplo, o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). É cobrado um valor referente à taxa de inscrição, que no Enem 2016 foi de R$63,00. Serão isentos do pagamento os estudantes que em 2017 estiverem concluindo o ensino médio e também os que declararem carência socioeconômica.

Também como na última edição as provas do Enem 2017 devem ser aplicadas somente no segundo semestre. É provável que as provas sejam aplicadas no mês de outubro e os locais de provas serão conhecidos através do Cartão de Confirmação de Inscrição, que é disponibilizado no site do Inep. Os horários de aplicação também serão divulgados no cartão de confirmação de inscrição.

O Enem continua a ser o maior teste de conhecimentos do Brasil, não fique de fora. Para saber mais das possíveis novidades do Enem 2017 acesse a nossa página do Facebook, curta e compartilhe!

Comentários

Comentários

Rebeca setembro 19, 2017 às 14:44

Faculdade mais importante é Ciências Contábeis.

Responder

mariaeduarda julho 26, 2017 às 16:16

curso de segurança

Responder

ana silvia março 5, 2017 às 15:11

ola pessoal! terminei o colegio ha ¨1000 anos¨ rsrsrs posso fazer o enem ne. qual o caminho das pedras pra uma faculdade.

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: