Enem 2017 Provas do Primeiro Dia, Gabarito e Resultado

Atualizado em: 03.11.2017

by Enem 2017 on 04/11/2017

Primeiro dia de prova do Enem 2017: Enfim chegamos nas últimas horas que antecedem o primeiro dia de provas do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. Ao todo, 6.731.186 estudantes tiveram suas inscrições confirmadas e estão aptos a participar do teste deste ano. O número é o menor desde a edição de 2012, mas não deixa de ser significativo, estando a concorrência ainda acirrada.

O Enem 2017 será aplicado em dois dias, sendo o primeiro deles esse domingo (05). O segundo dia de aplicação será o próximo domingo (12). As provas de redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias serão aplicadas no primeiro domingo.

Por sua vez, as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias serão aplicadas no domingo da próxima semana.

Qual o melhor horário para chegar no local de prova do Enem 2017?

Uma das coisas que mais se repetem durante todos os anos de realização do Exame Nacional do Ensino Médio são os atrasos por parte dos participantes, que chegam após o horário de fechamento dos portões e estampam os noticiários de inúmeros veículos de comunicação de todo o país.

Local de Provas do Enem 2017

Para não correr esse risco e perder o direito de participar das provas, fique atento. Os portões do Enem 2017 serão abertos ao meio dia e fechados as 13h, pontualmente.

Lembrando que, em qualquer município do país, será levado em conta o horário oficial de Brasília/DF. Desta maneira, estudantes que moram em estados com horas em atraso, precisam ficar atentos, pois devem antecipar a chegada ao local de provas.

A provas do Enem 2017, tanto nesse primeiro dia quanto no segundo, terão início as 13h30min. O tempo de duração desse domingo será de 05h30min, contra 04h30min do segundo domingo. Os candidatos interessados em sair com os seus cadernos de questões, deverão permanecer na sala até os últimos trinta minutos de aplicação do Exame.

O que é exigido para a realização das provas? Quais documentos são aceitos?

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) especificou em edital que os cartões respostas do Enem 2017 deverão ser preenchidos exclusivamente com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Por isso, leve mais de um desse modelo exigido, para não ficar na mão caso uma pare de funcionar.

A outra exigência da organização do Exame é a apresentação de um documento original de identificação, com foto. Entre eles, são aceitos: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte, Carteira de Trabalho, Certificado de Dispensa de Incorporação e Certificado de Reservista.

Provas, Gabarito e Resultado do Enem 2017

Os participantes também têm o direito de levar seus lanches para o momento de realização das provas. Não é permitida a utilização de bonés, chapéus, ou quaisquer outros adornos semelhantes. Aqueles que levarem celulares, relógios e quaisquer outros aparelhos eletrônicos deverão deixá-los sob guarda dos examinadores até o término das provas.

Reforço na segurança do Enem 2017: Veja as ações do Inep para este ano

Neste ano, o Inep reforçou ainda mais a segurança do Enem 2017, tomando novas medidas a fim de inibir as fraudes que já aconteceram nas últimas edições, atrapalhando o andamento do Exame.

Agora, todas as provas e cartões de resposta serão personalizados com os nomes dos participantes, visando um maior controle sobre possíveis extravios.

Além disso, os locais de prova serão reforçados com equipamentos detectores de pontos eletrônicos, além dos detectores de metais que já existiam.

As notas do Enem 2017 servirão como principal requisito para os processos seletivos dos programas do MEC (Ministério da Educação), que dão acesso ao ensino público superior, distribuem bolsas de estudo (integrais e parciais) e financiam cursos em faculdades particulares: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Tente manter sua concentração e se dedique ao máximo nas horas de prova. Conte com nossa torcida. Assim que sair da sala, ou quando chegar em casa, entre em nosso site para conferir suas respostas com o gabarito que divulgaremos ainda nesse domingo.

Curta a nossa página oficial no facebook!

Enem 2017 Provas do Primeiro Dia, Gabarito e Resultado
Avalie este artigo

Comentários

Comentários

Notícia anterior:

Próxima notícia: