Enem 2018: Tudo que você precisa saber sobre as provas do próximo Exame

Atualizado em: 07.12.2017

by Enem 2017 on 07/12/2017

Veja aqui, em primeira mão, tudo sobre a próxima edição do maior teste de seleção do Brasil. Tudo que é preciso saber para participar das provas do Enem 2018.

Hoje o maior teste de conhecimentos do país é considerado também uma das principais formas de acesso ao ensino superior, estamos falando do Exame Nacional do Ensino Médio.

O Enem 2018 foi criado pelo Ministério da Educação – MEC com o objetivo de avaliar o nível do ensino oferecido para alunos do ensino médio no último ano do curso. No entanto com a criação do ProUni – Programa Universidade para Todos, SISU – Sistema de Seleção Unificada e Fies – Programa de Financiamento Estudantil, o MEC passou a ser usado meio de acesso dos referidos programas que oferecem bolsas de estudos, vagas e financiamento estudantil em instituições de ensino superior em todo o país.

Estudantes menores de 18 anos que vão concluir o ensino médio em anos posteriores também podem realizar as provas do Enem 2018 na condição de  “Treineiros”. Esta modalidade serve para que o estudante faça uma autoavaliação e realize um treinamento propriamente dito para acostumar com o estilo das avaliações aplicadas no Exame.

Inscrições para realizar as provas do Enem 2018

Enem 2018
Quem estiver interessado em realizar as provas do Enem 2018 deve acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br. No momento da inscrição é obrigatório que o participante informe o numero do seu CPF e também o número do seu documento de identidade.

Também deverá ser informado pelo no ato da inscrição do Enem 2018 um endereço válido de e-mail. Vale lembrar que não é mais aceito um único endereço de e-mail para realizar várias inscrições. Para  cada inscrição deverá ser informado um e-mail diferente.

As inscrições serão confirmadas apenas após o pagamento da taxa de inscrição. Lembrando que isto é exceto para os casos em que o participante tenha direito de solicitar a isenção do pagamento da taxa. No edital do Enem 2018 serão detalhados todos os casos em que o participante tem o direito de solicitar a isenção.

As provas do Enem 2018

O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é o órgão não governamental incubido de elaborar e aplicar as provas do Enem 2018.

Os participantes terão que realizar 4 provas cada uma composta por 45 questões de múltipla escolha. As provas vão abranger as áreas de conhecimentos que foram ensinados ao longo do ensino médio e uma prova de redação. As provas do Enem 2018 são: Linguagens Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

As provas do Enem 2018 que antes eram aplicadas em apenas um final de semana. Desde o ano passado, porém, são aplicadas durante dois domingos consecutivos. No primeiro domingo será aplicada a prova de redação junto com as de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. No segundo domingo será a vez das provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Datas, calendário e cronograma para quem vai participar do Enem 2018

Enem 2018 Exame Nacional do Ensino Médio
As datas importantes relacionadas às provas do Enem 2018 são as datas do período de inscrição, divulgação do cartão de inscrição, divulgação do local de provas, aplicação e divulgação dos resultados.

Os participantes devem ficar atentos ao primeiro semestre do ano. Neste período que o MEC divulga quais serão as datas em que será possível realizar inscrição para realizar as provas.

Uma data muito importante para os participantes do Exame é a data limite para o pagamento da taxa de inscrição. Vale lembrar que os participantes não isentos que não pagarem a taxa não poderão realizar as provas. O cronograma completo é divulgado no Edital do Exame.

Gabarito oficial das provas do Enem 2018

Enem 2018 Local de Prova
O resultado do Enem será divulgado apenas em janeiro do próximo ano. Porém, no terceiro dia útil após o último dia de provas o INEP divulga o seu Gabarito oficial. Nele é possível que o participante tenha uma noção do seu desempenho nas provas do Exame.

Para consultar o gabarito do Enem 2018 o participante deve acessar o site oficial. Os participantes devem então informar o número de sua inscrição e senha pessoal cadastrada quando se inscreveu para o Exame.

O número da inscrição encontra-se no Cartão de confirmação. Já a senha pessoal pode ser recuperada na Página do Participante.

Notas, divulgação e consulta ao resultado do Enem 2018

O resultado do Enem 2018 será usado para compor a avaliação de medição da qualidade do ensino médio. Também vai contribuir na execução de políticas públicas e desenvoimento da educação brasileira. É usado ainda para constituir parâmetros para a autoavaliação do participante e inserção no mercado de trabalho.

O resultado do Enem 2018 será divulgado no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante. Para consultar o resultado o participante deve informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física – CPF.

Já o resultado dos participantes que realizaram as provas como “Treineiros”. Ou seja, apenas como forma de autoavaliação será divulgada 60 dias após o resultado individual ser publicado.

Mais informações à respeito do Enem 2018 podem ser conhecidas na página do Facebook. Curta e compartilhe!

Enem 2018: Tudo que você precisa saber sobre as provas do próximo Exame
4.4 (88.57%) 7 votos