ENEM 2018: O que é, como Funciona, como se Inscrever

Atualizado em: 19.12.2017

by Enem 2017 on 19/12/2017

Inscrições Enem 2018: Veja quando e como fazer! No fim do próximo ano, nosso país terá mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Estudantes que pretendem se ingressar em um curso superior de instituições públicas, ou até mesmo concorrer a bolsas e financiamentos em faculdades particulares, precisam participar das provas. As inscrições devem acontecer em meados de maio. Abaixo estão as datas prováveis e dicas de como se inscrever.

Neste artigo vamos falar sobre:

Anualmente, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) organiza no Brasil aquele que já é considerado o segundo maior Exame do mundo, perdendo apenas para a China.

Edital do Enem 2018

Edital do Enem 2018

Seguindo as datas usuais das últimas edições do Exame, espera-se que o edital do Enem 2018 seja publicado no Diário Oficial da União (DOU) no final da primeira semana do mês de abril, provavelmente no dia 06, uma sexta-feira.

Na semana de publicação do edital o Inep junto do MEC (Ministério da Educação), irá convocar uma entrevista coletiva para apresentar as datas do Enem 2018 e esclarecer as principais regras da edição, dando ênfase às eventuais mudanças que poderão ocorrer.

A expectativa é de que não haja muita modificação em comparação com a edição de 2017, permanecendo a aplicação das provas em dois domingos consecutivos e extinguindo a certificação do ensino médio através do Exame.

Período de inscrição do Enem 2018

Também tomando como base o cronograma das edições anteriores, podemos fazer a previsão de que o período de inscrições do Enem 2018 acontecerá em meados de maio, com duas semanas de duração.

A provável data do início das inscrições do Enem 2018 é o dia 07 de maio, uma segunda-feira. Caso seja confirmada, o término deverá ocorrer no dia da semana seguinte, uma sexta-feira.

As inscrições serão abertas por volta das 10h da manhã e encerradas às 23h59min do último dia, levando em consideração o horário oficial de Brasília/DF.

Site oficial do Enem 2018

Enem 2018 Site Oficial

Para fazer inscrição no Enem 2018, o estudante deverá acessar o site oficial do participante, no portal do Inep, disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante. Nenhum outro meio será reconhecido pela organização como oficial.

Nas primeiras horas do primeiro dia de inscrição, a página provavelmente apresentará lentidão e muitas pessoas poderão ter dificuldades em concluir o registro. Tudo isso porque a demanda costuma ser muito maior no início, sobrecarregando o servidor, ocasionando as possíveis falhas.

No entanto, a partir do segundo dia de inscrições, os estudantes provavelmente terão facilidade em acessar a página e efetuar o cadastro.

Em caso de dúvidas durante o preenchimento da inscrição no site, nos envie um comentário ou entre em contato gratuitamente com a Central de Relacionamento do MEC, através do telefone 0800-616161.

Documentos necessários para o Enem 2018

O preenchimento da inscrição do Enem 2018 será bem simples, mas os estudantes deverão ter atenção ao preencher todos os campos com as informações necessárias.

A primeira exigência da página de inscrição será o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do candidato. Além disso, cada participante deverá informar o seu documento de identidade (RG – Registro Geral), endereço de e-mail e número de telefone válidos.

Outras informações, como endereço pessoal, dados familiares e dados escolares serão requeridas.

Também é no ato da inscrição que o candidato precisa escolher o local de prova do Enem 2018, indicando o município de preferência entre as opções que serão listadas. Durante o período de inscrição, será possível alterar a cidade quantas vezes for necessário. Depois de encerrado, no entanto, não será mais aceita nenhuma alteração.

Taxa de inscrição e isenção no Enem 2018

Site oficial do Enem 2018

O valor da taxa de inscrição do Enem 2018 será confirmado em edital. A expectativa é de que não ultrapasse os R$ 90,00. Estudantes que estiverem concluindo o ensino médio em escolas da rede pública serão automaticamente isentos do pagamento.

Os candidatos que forem membros de famílias de baixa renda e que não receberem isenção automática, poderão declarar carência no Enem 2018, preenchendo um formulário próprio durante as inscrições.

Quem não estiver isento da taxa deverá efetuar o pagamento até a data limite que será escolhida pela organização, sob pena de desclassificação.

Continue visitando nosso site e curta a página do Enem 2018 no facebook para se manter sempre bem informado!

ENEM 2018: O que é, como Funciona, como se Inscrever
4 (80%) 4 votos