Guia do Participante Enem 2017: Tudo que você precisa saber!

Atualizado em: 09.03.2017

by Enem 2017 on 02/03/2017

Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2017! Preparamos um artigo especialmente para os estudantes que vão fazer inscrição no Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio), mas ainda têm dúvidas sobre como se inscrever, como pedir isenção da taxa, qual o local, horário e data das provas. A edição deste ano terá algumas mudanças, mas as principais características serão mantidas.

O MEC (Ministério da Educação) prometeu mudanças para as próximas edições do Enem. A presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), instituição responsável por organizar as provas, também garantiu intervenções na estrutura do Exame.

Quais serão as mudanças do Enem 2017?

O ministro da Educação no Brasil, Mendonça Filho, concedeu entrevista no início deste ano e afirmou que a maior mudança na estrutura do Exame ocorrerá somente após o ano de 2019.

Entretanto, para esta edição, o ministro já havia garantido duas intervenções que visam a redução de aproximadamente R$ 650 milhões nos gastos de aplicação das provas.

A primeira das mudanças do Enem 2017 é em relação à certificação do ensino médio. A partir deste ano, os estudantes não poderão se inscrever para as provas apenas com este objetivo. A certificação será realizada por um programa reativado pelo MEC, o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

A outra mudança afeta os estudantes dos primeiros anos do ensino médio, que se inscrevem para as provas apenas para conhecer e praticar com o Exame. A partir desta edição, no entanto, o Enem não permitirá as inscrições de treineiros. Estes estudantes terão a chance de fazer simulados on-line, que serão oferecidos pelo MEC.

Como fazer inscrição no Enem 2017 e pedir isenção da taxa?

Imagem Guia do Participante Enem 2017

As inscrições do Enem 2017 serão realizadas exclusivamente via internet, na página do participante, disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante do portal do Inep.

Para se inscrever, o candidato precisa ter em mãos seus documentos pessoais (RG e CPF), além de ter que informar um endereço de e-mail e telefone pessoais atualizados.

No preenchimento da inscrição, também é necessário informar alguns dados referentes à escolaridade e ao grupo familiar. Cada participante também deve criar uma senha pessoal, que será utilizada em todos os acessos aos sites do MEC, incluindo os portais do Sisu, ProUni e Fies.

A expectativa é de que o valor da taxa de inscrição do Enem 2017 seja semelhante ao da edição anterior, que custou R$ 68,00.

O boleto do Enem 2017 para o pagamento da taxa, deve ser gerado ao fim da inscrição e precisa ser pago dentro da data prevista em edital, sob pena de desclassificação.

Os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública receberão isenção automática do valor. Candidatos de baixa renda que não se enquadrarem no requisito, poderão pedir isenção no Enem 2017.

Para pedir isenção, o estudante deverá declarar carência no Enem 2017, preenchendo um formulário socioeconômico, disponível na própria página de inscrição.

Como escolher o local de prova do Enem 2017?

A escolha do local de prova do Enem 2017 é feita no ato da inscrição. A organização dá direito ao candidato de escolher um município na lista disponibilizada por ela. Na última edição, as provas foram aplicadas em 1.727 municípios de todo o país.

O endereço completo, com bairro, rua, número e nome da instituição será disponibilizado no cartão de confirmação de inscrição do Enem 2017. O documento ficará disponível no site oficial e poderá ser consultado por todos os participantes que cumprirem com todas as exigências das inscrições.

Quais documentos levar nos dias de prova do Enem 2017?

Apesar de muitos estudantes pensarem que é obrigatória a apresentação do cartão de inscrição do Enem 2017 nos dias de prova, o Inep exige apenas um documento oficial de identificação com foto.

Tanto no primeiro, quanto no segundo dia, os candidatos precisam apresentar um dos seguintes documentos aceitos: carteira de identidade (RG – Registro Geral), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte, Documento Militar (Reservista ou Dispensa) e Carteira de Trabalho.

Como obter isenção no ENEM 2017

Quais as datas oficiais do Enem 2017?

O cronograma oficial do Enem 2017 será oficializado em edital, no dia 10 de abril. Entretanto, as principais datas já foram divulgadas pelo MEC.

O período de inscrição do Enem 2017 acontece no mês de maio, com duração de duas semanas. Assim, o início será no dia dia 08 de maio e término no dia 19 de maio.

A data das provas do Enem 2017 surpreendeu. As provas serão aplicadas pela primeira vez em dois domingos seguidos. Desta maneira, O Exame será aplicado no primeiro e segundo final de semana do mês de novembro, nos dias 05 e 12 de novembro.

O resultado do Enem 2017 será divulgado em janeiro do próximo ano já definido para 19 de janeiro. O gabarito oficial, no entanto, será publicado na quarta-feira seguinte à aplicação das provas.

Para maiores informações sobre o Exame, leia outros artigos em nosso site e curta a página do Enem 2017 no facebook. Você também pode deixar suas dúvidas nos comentários. Teremos o prazer em ajudar!

Guia do Participante Enem 2017: Tudo que você precisa saber!
Avalie este artigo

Comentários

Comentários

Jessyca da Silva Cardoso novembro 3, 2017 às 13:36

Na empresa em que trabalho me liberaram pra fazer a prova,mais exigiram que eu voltasse pra trabalhar quero saber se é obrigatório isso??

Responder

Welton Oliveira Silva Maio 17, 2017 às 16:15

Boa tarde!

Gostaria de fazer 3 perguntas.

Fiz a Inscrição e não declarei carência, tenho como alterar?
Não tenho RG, o que coloco no campo de RG, é obrigatório?
Até quando consigo alterar meus dados?

Responder

RODRIGO Maio 15, 2017 às 23:04

como consigo ver o andamento da minha inscrição do enem 2017?

Responder

Marcelo H M Ferreira Maio 10, 2017 às 14:48

Meu filho esta ainda em intercambio nos EUA . Terminarão suas aulas em junho de 2017 quando ira voltar para o Brasil. Ele terminara o 3.o ano do ensino medio este ano, sendo que sua matricula somente sera feita apos sua volta ( onde ja se encerraram as inscricoes do ENEM ) . Como proceder para fazer a inscriçao ?

Responder

Andé Abril 21, 2017 às 21:40

Terminei o 2 grau em 1993. Não tenho CPF inscrito no ENEM 2016. Como devo proceder para me inscrever nesse Edital de 2017?

Responder

edson timoteo Maio 15, 2017 às 21:33

Bem amigo,não tem problema nenhum. vc se inscreve normalmente,e no final inscrição escolhe por pagar ou,se foste aluno do ensino público,seras isento automaticamente. Aproveite enquanto é tempo,e boa sorte.

Responder

dirlleny Abril 9, 2017 às 17:43

Ja terminei o ensino médio com essa mudança não Sei o q devo fazer ja que eu nao posso mas usar a nota pra conclusão. De ensino mmdio o q devo fazer???

Responder

edson timoteo Maio 15, 2017 às 21:44

Amiga,como assim?. Se você terminou o ensino médio,então não precisas mais da aprovação de ninguém. Basta vc se inscrever,e automaticamente banco de dados da secretaria de educação,saberá se concluíste,no ensino publico,particular ou não concluíste. Faça sua inscrição e boa sorte.

Responder

dirlleny Abril 9, 2017 às 17:42

Ja terminei o ensino médio co essa mudança não. Sei o q devo fazer ja que eu nao posso nas usar a nota pra conclusão. De ensino médio o q devo fazer???

Responder

Carol Março 29, 2017 às 14:52

Antes de fazer uma pergunta, as pessoas poderiam ler a matéria.

Responder

Michel Kurlop Março 22, 2017 às 13:44

Como funciona o uso do teste ENEM para ser válido como conclusão de ensino médio?

Responder

edson timoteo Maio 15, 2017 às 21:49

O mec aboliu esta opção. Agora só pode se inscrever,quem já estiver concluído,ou esteja concluindo o ensino médio. Más tem outra opção,vá no site do inep e vai encontrar mais informações.

Responder

Laura Março 10, 2017 às 20:21

So uma dúvida, os alunos do primeiro/segundo ano para treinar não vão mais poder fazer o exame? E porque o nome continua ENEM se o exame nao esta direcionado para o ensino médio e sim, para os cadidatos que já concluiram o 3° ano?

Responder

João Vitor Stuart Março 15, 2017 às 11:44

Bom dia, Laura.

Bom ao ler toda explicação dada pelo site chegamos a seguinte conclusão… Não, quem está cursando no período vigente o 1º ano ou o 2º ano do ensino médio não poderá realizar a prova do Enem da maneira convencional, porem terá a oportunidade de fazer a mesma prova através de um simulado disponibilizado no site do INEP, o exame tem como objetivo qualificar o aluno do ensino médio a ingressar em uma Universidade por isso o nome Exame Nacional do Ensino Médio não é invalido.

Responder

Valeria Abril 25, 2017 às 23:05

Laura, eu acho justo somente as pessoas que terminam o ensino médio este ano prestarem prova do ENEM uma vez que somente elas é que poderão entrar na faculdade. Devido isso o ENEM criou provas on line para alunos testarem seus conhecimentos os que ainda estão no primeiro e segundo ano do ensino médio, uma vez que mesmo que tirem excelentes notas não poderão entrar na faculdade. O ENEM está ajudando estes alunos a testar seus conhecimentos on line sem gastos. Obrigada.

Responder

Gabriel Março 10, 2017 às 11:58

Estou no segundo ano do ensino médio, e queria saber se eu faze o enem esse ano os pontos acumularam para o ano seguinte.

Responder

João Vitor Stuart Março 15, 2017 às 11:46

Infelizmente não será possível a realização do Enem por você estar no 2º ano do Ensino Médio, porem será disponibilizado par você um simulado via site do Inep com os mesmos moldes.

Responder

Diogo Abril 3, 2017 às 14:58

A prova que acumula pontos é o vestibular seriado Gabriel, esse sim acredito que você possa fazer.

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: