INEP Divulga Cartilha sobre Redação do ENEM 2017

Atualizado em: 17.10.2017

by Enem 2017 on 17/10/2017

Redação do Enem 2017: Cartilha do participante também é divulgada em Libras! O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou, no final da tarde desta segunda-feira (16), a cartilha do participante, também conhecida como cartilha da redação do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. O documento, que traz orientações a respeito da redação, foi divulgado tanto em arquivo para leitura quanto em vídeos traduzidos em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

As provas do Enem 2017 serão aplicadas nos dois primeiros domingos do mês de novembro, dias 05 e 12, respectivamente. Ao todo, foram 7,6 milhões de candidatos inscritos para a edição deste ano.

Sistema de correção da Redação do Enem 2017 será mantido: Aplicação acontecerá no primeiro dia de provas

Imagem Guia do Participante Enem 2017

O Inep fará a correção da redação do Enem 2017 utilizando exatamente o mesmo sistema das últimas edições. Assim, seu valor máximo será de 1000 pontos, sendo esses divididos entre cinco competências, avaliadas de 0 a 200 pontos cada:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

A cartilha do participante do Enem 2017 esclarece que os textos desenvolvidos pelos estudantes serão corrigidos por, no mínimo, dois professores diferentes, de maneira independente, sem que nenhum saiba da pontuação atribuída pelo outro. A nota final atribuída ao texto do candidato será uma média aritmética das notas finais estabelecidas pelos corretores.

Caso as notas atribuídas pelos dois corretores apresentem diferença total maior do que 100 pontos, ou superior a 80 pontos em qualquer uma das cinco competências, a redação será avaliada por um terceiro professor.

Assim, a nota final será então a média entre as duas notas totais que mais se aproximarem, observando novamente as discrepâncias. Caso elas permaneçam, a redação será então corrigida por uma banca composta por três novos professores, que atribuirão juntos a nota final à redação.

A única alteração envolvendo a redação do Enem 2017 está relacionada ao seu dia de aplicação. Nesta edição, ela será aplicada no primeiro dia (05), junto das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

No segundo dia (12) serão aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Veja como acessar a Cartilha da Redação do Enem 2017: versão traduzida em Libras também já está disponível

Enem 2017 Inscrições

A cartilha de redação do Enem é publicada pelo Inep anualmente. Nesta edição, no entanto, a autarquia responsável por organizar o Exame brasileiro divulgou, além da versão em texto do documento, vídeos da cartilha traduzida em Libras.

A versão em texto da cartilha do participante do Enem 2017, está disponível para acesso neste link, dentro do portal do Inep. O documento de 50 páginas conta com dois capítulos, além da apresentação.

No primeiro capítulo, são descritas de maneira bem detalhada todas as cinco competências da matriz de referência para a redação do Enem 2017.

O segundo capítulo, por sua vez, conta com oito amostras de redações que atingiram nota 1000 no Exame do último ano. Além dos textos, é apresentada a proposta de redação da época e também são descritos comentários a respeito de cada uma das redações, auxiliando ainda mais no desenvolvimento intelectual do participante no tocante à prática para criação de seus próprios textos.

A versão em Libras da cartilha do participante do Enem 2017 está disponível no canal do Inep no YouTube. Através deste link, os candidatos podem assistir todos os 26 vídeos da cartilha que foram traduzidos para a Linguagem Brasileira de Sinais.

Leia outros artigos em nosso site e fique por dentro de tudo aquilo que precisa saber antes dos dias de prova. Curta a página do Enem 2017 no facebook e acompanhe todas as nossas publicações. Conte com nosso total apoio e boa sorte!

INEP Divulga Cartilha sobre Redação do ENEM 2017
Avalie este artigo

Comentários

Comentários

lair munhoz rocha outubro 30, 2017 às 14:30

tem algo que alguém já usou que eu possa usar manda pra mim cep 95052330 194 sou cara de pau peso mesmo.

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: