Inep Lança série de vídeos de Apoio em Libras para o Enem 2017

Atualizado em: 09.10.2017

by Enem 2017 on 11/10/2017

O Inep lançou uma série de vídeos de apoio em Língua brasileira de Sinais (Libras) para o Enem 2017. O Exame Nacional do Ensino Médio facilitou a difusão de informações referente as provas para os candidatos deficientes auditivos ou quaisquer níveis de surdez.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou vídeos que auxiliam os deficientes auditivos a entender as regras e dicas para o Enem 2017. Foi apresentado um novo recurso que é a Videoprova, traduzida em Língua Brasileira de Sinais para os candidatos que assinalaram esta opção de atendimento especializado no ato da inscrição.

Informações para deficientes auditivos para o Enem 2017

Provas, Gabarito e Resultado do Enem 2017

Os vídeos estão disponíveis nos canal oficial do Inep no Youtube. As gravações contaram com a ajuda da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico em Língua Brasileira de Sinais. O Enem 2017 será a primeira edição a contar com o recurso do Videoprova.

Isto ajudará precisamente as 1.310 pessoas surdas e 3.683 pessoas com deficiência auditiva. Entretanto, somente 1.635 efetuaram o pedido para a Videoprova, já 1.357 optaram pelo intérprete em sala de aula, recurso já utilizado nas edições anteriores. Além destas, 895 candidatos escolheram auxilio de leitura labial.

Os participantes que efetuaram o pedido de Videoprova ou intérprete terão o acompanhamento de profissionais que devem possuir o certificado de proficiência em tradução na língua. Como já foi informado os 1.635 participantes terão um adicional de 2 horas de prova, já os 1. 357 terão somente 60 minutos a mais, como nas edições anteriores.

O novo recurso do Enem 2017 será apresentado em um DVD. Cada candidato terá disponível um notebook cedido pela organização do exame. Também receberá o caderno de questões, a folha da redação e o cartão de respostas. Assim, os candidatos poderão optar por qual área começar a prova. Lembrando que as questões referentes a língua estrangeira moderna não serão traduzidas, somente a parte em português.

Cada sala de aula do Enem 2017 disponibilizada para candidatos surdos ou deficientes auditivos deverá conter no máximo 20 candidatos. As salas contarão com o apoio de dois interpretes para auxílio e um técnico de informática para qualquer tipo de imprevistos técnicos.

Principais Informações contidas nos Vídeos do Enem 2017 para Surdos

O primeiro vídeo divulgado pelo Inep tem como título Enem 2017 em Libras – Instruções Gerais. A gravação se inicia com a divulgação da Videoprova, apresentando informações sobre questões referentes as áreas de conhecimentos gerais de Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Além disto o intérprete se refere à redação, que deverá ter no máximo 30 linhas.

Em seguida, os intérpretes se referem as datas do Enem 2017, que serão aplicadas nos dias 5 de novembro. Nesta data serão aplicadas provas de Linguagens, Códigos e Ciências Humanas com duração de 5h30min. Já as provas de 12 de novembro, no próximo domingo terão as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com duração de 4h30min, exceto para aqueles que optaram pela Videoprova, que terão 2 horas a mais nos dois domingos.

São apresentadas também informações sobre o que os estudantes precisão levar nos dias de provas. Os principais itens indispensáveis são a caneta esferográfica de cor preta, que deverá ser fabricada de material transparente, além do documento de identificação com foto que não pode ser xerox ou outro tipo.

O interprete também aconselha que os candidatos levem o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2017 como método de segurança e caso precisem da declaração de comparecimento basta imprimir.

Cartão de Confirmação e Local de Provas do Enem 2017

Aos 3 minutos e 29 segundos é informado que os candidatos não podem se esquecer de acessar a página do participante para confirmação do local de provas, horário, língua estrangeira moderna, pedido de atendimento especializado, nome e se os dados estão corretos. As informações também podem ser visualizadas no APP do Enem 2017.

Nos 4 minutos e 14 segundos é efetuado o pedido de atenção para evitar objetos que não podem ser utilizados no momento das provas. A partir dos 4:39 são apresentados os horários de abertura dos portões que será às 12h00min com o fechamento às 13h00min e que o procedimento de segurança será das 13h00min até às 13h30min, somente após este horário as provas serão entregues. Também é apresentado o horário de término das provas.

Por fim a partir dos 5:53 o interprete de libras apresenta os conselhos finais como não se atrasar pois, ao fecharem os portões, o participante que não se apresentar em tempo estará eliminado; chegar com antecedência para reconhecimento do local; conferir se os dados estão idênticos com os do cartão de resposta; procedimentos para ir ao banheiro e a transferência da frase do caderno para o cartão de resposta, pois caso contrário a prova não será corrigida.

Para mais informações sobre o Enem 2017, curta e compartilhe a página do Facebook Enem 2017. Para alcançar a vaga sonhada no ensino superior, conheça e compre agora a apostila digital.

Comentários

Comentários

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: