Inscrições do Enem 2018 começam na próxima semana

Atualizado em: 17.05.2018

by Enem 2017 on 30/04/2018

Período de inscrição do Enem 2018 será aberto na próxima semana: Veja como se inscrever! O MEC (Ministério da Educação) abrirá, na segunda-feira (07) da próxima semana, o período de inscrições para o Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. Os estudantes terão até às 23h59min (de Brasília/DF) do dia 18, na sexta-feira da semana seguinte, para se inscrever na página do participante.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do Governo Federal ligada ao MEC, continuará sendo o responsável pela aplicação do segundo maior Exame do planeta. As provas serão aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro.

Período de inscrição do Enem 2018 e pagamento da taxa

No início do ano, o MEC já havia divulgado, em entrevista coletiva, as principais datas do Enem 2018. Em março, com a publicação do edital desta edição, foram confirmadas todas as regras junto do cronograma deste ano.

O período de inscrição do Enem 2018 será aberto na manhã do dia 07 de maio, uma segunda-feira. Os estudantes terão até o último da sexta-feira da semana seguinte, dia 18 de maio, para se inscrever.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, na página do participante, no portal do Inep, disponível no endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/participante/.

Cronograma do Enem 2018Para se inscrever, o candidato deverá informar os números do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física), documento de identidade, data de nascimento, escolaridade, e-mail, celular e endereço.

No ato da inscrição também é necessário escolher o município de preferência para o local de provas do Enem 2018, além da opção para as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Os estudantes de baixa renda tiveram alguns dias, no início do mês de abril, para efetuarem o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018, no valor de R$ 82,00.

Todos aqueles que receberam a aprovação da isenção ainda deverão efetuar as inscrições dentro da data estipulada, visto que os processos são independentes.

Os candidatos que tiveram seus pedidos de isenção negados deverão, ao fim da inscrição, imprimir o boleto do Enem 2018, na opção de gerar a GRU (Guia de Recolhimento da União), para efetuar o pagamento da taxa até o fim do dia 23 de maio, uma quarta-feira.

Comprovante de inscrição do Enem 2018

Os estudantes que cumprirem com todas as regras impostas pelo edital, terão as suas inscrições confirmadas algumas semanas antes do primeiro dia de aplicação das provas.

O comprovante de inscrição ficará disponível na página do participante do Enem 2018. Para acessar o documento, basta inserir os números do CPF e a senha que deverá ser cadastrada durante as inscrições.

O Inep deixou de enviar uma versão impressa dos comprovantes aos endereços dos participantes, através dos Correios, visando reduzir o gasto na aplicação do Exame.

Não será necessária a apresentação do comprovante de inscrição em nenhum dos dias de aplicação das provas, visto que o documento é apenas informativo, contendo: nome completo, números dos documentos, data, horário e local de provas, opção de língua estrangeira e necessidade de atendimento diferenciado (se for o caso).

O MEC exige que o participante apresente apenas um documento original de identificação com foto: identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista e certificado de dispensa de incorporação.

Em caso de dúvidas, ligue na Central de Relacionamento do MEC, através do telefone 0800-616161, ou entre em contato conosco, deixando um comentário logo abaixo.

Curta a página do Enem 2018 no facebook e acompanhe todas as publicações com maior praticidade!

Inscrições do Enem 2018 começam na próxima semana
5 (100%) 2 votos

Comentários

Comentários

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: