Inscrições do Sisu 2018 com as notas do Enem 2017 começam em 29 de Janeiro

Atualizado em: 17.12.2017

by Enem 2017 on 17/12/2017

Inscrições do Sisu 2018 com as notas do Enem 2017 começam em 29 de Janeiro. Veja como consultar as vagas do primeiro semestre! O MEC (Ministério da Educação) liberou nessa terça-feira (12) a pesquisa por vagas do Sisu 2018 – Sistema de Seleção Unificada. As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre serão abertas no dia 29 de janeiro (segunda-feira) e fechadas no dia 01 de fevereiro (quinta-feira). Ao todo, serão oferecidas 239.601 vagas em instituições públicas do ensino superior espalhadas por todo país.

O edital do Sisu 2018 primeiro semestre foi divulgado pelo MEC na última sexta-feira (08). Todas as regras e datas oficiais da próxima edição já foram definidas no documento oficial, que sempre era publicado em dias próximos ao início dos períodos de inscrições.

Saiba como pesquisar vagas e fazer inscrição do Sisu 2018 primeiro semestre!

Inscrições do Sisu 2018 com as notas do Enem 2017 começam em 19 de JaneiroPara consultar as vagas do Sisu 2018 primeiro semestre, os estudantes precisam acessar a página oficial do programa, no portal do MEC, disponível no endereço http://sisu.mec.gov.br/.

No site, basta clicar na opção “Pesquisar vagas”, disponível em um link na cor laranja na parte superior esquerda da página. São disponibilizados diferentes métodos de pesquisa.

A maneira mais direta é digitando no campo de pesquisa o nome do curso, nome da instituição ou nome do município onde deseja fazer a procura por vagas. Caso o estudante digite o nome do curso, serão abertas todas as opções da respectiva pesquisa em todo o país.

Na procura por instituição, serão carregadas as vagas em todos os cursos disponíveis naquela universidade. Quem pesquisar por município verá as opções de cursos dentro de todas as instituições do local.

Também é possível consultar a lista completa dos cursos do Sisu 2018, ou das instituições participantes ou ainda de todos os municípios que possuem oferta de vagas.

Como consultar as vagas reservadas para cota no Sisu 2018?

Na pesquisa pelas vagas, são descritos os nomes dos cursos, seus respectivos graus de formação, turno e o total de vagas disponíveis em cada um deles. Desse total, o candidato consegue observar toda a distribuição em relação às modalidades de concorrência que serão abertas.

Em cada curso, além das vagas oferecidas para ampla concorrência, as instituições são obrigadas a reservar vagas dentro da Lei de Cotas do Sisu 2018. Isto beneficia alunos oriundos de escolas da rede pública de ensino.

A maioria das instituições ainda reservam vagas em políticas de ações afirmativas próprias, que também estão descritas na pesquisa. Grande parte delas beneficiam candidatos de baixa renda, estudantes com deficiência e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Quantas instituições vão participar do Sisu 2018? Quem pode se inscrever no processo seletivo?

Para o próximo processo de seleção, o MEC já confirmou a presença de 130 instituições de ensino de todo o país. Desse total, 30 são estaduais e as outras 100 são federais. Todas juntas irão ofertar 239.601 vagas em cursos de graduação gratuitos de universidades públicas.

Para fazer inscrição no Sisu 2018, o estudante precisa do resultado do Enem 2017 e conquistar total maior do que zero na prova de redação.

Ao se inscrever, o candidato precisará informar o número de inscrição e senha do Enem 2017. Cada participante poderá selecionar até duas opções de curso, em ordem de preferência.

As notas de corte do Sisu 2018 serão atualizadas automaticamente pelo sistema, todos os dias, durante as inscrições.

Durante todo o período de inscrição do Sisu 2018 os estudantes terão o direito de alterar as opções de curso quantas vezes julgarem necessário. Todavia, as últimas escolhas em cada curso serão as que prevalecerão.

O resultado do Sisu 2018 será divulgado no dia 02 de fevereiro. Aqueles que forem pré-selecionados deverão prosseguir com suas matrículas nos dias 05, 06 e 07 do mesmo mês.

A partir da divulgação do resultado até o dia 16 de fevereiro, os candidatos terão o direito de manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu 2018. Vão também concorrer às eventuais vagas não preenchidas para o curso de primeira opção.

Curta a página do Sisu 2018 no facebook e continue visitando nosso site para se manter sempre bem informado. Conte com nosso total apoio e boa sorte!

Inscrições do Sisu 2018 com as notas do Enem 2017 começam em 29 de Janeiro
2.5 (50.77%) 13 votos

Comentários

Comentários

Hector schoemnann abril 16, 2018 às 13:47

Gostaria de saber a minha nota do enem de 2017 como treineiro. Ate hoje nao consegui ver

Responder

João Carlos dezembro 25, 2017 às 20:44

muito bom, consegui tirar minhas duvidas em relação aos resultados, parabéns para o responsável da elaboração do sítio.

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: