Inscrições Enem 2018: Saiba como se inscrever

Atualizado em: 17.05.2018

by Enem 2017 on 05/03/2018

Veja como se inscrever no Enem 2018, apresentando local onde se cadastrar, documentos e vamos explicar um pouco a utilidade do exame. O Exame Nacional do Ensino Médio ou mais conhecido como Enem é uma prova aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira – Inep com apoio do Ministério da Educação – MEC. O exame foi criado no ano de 1998 no qual avaliava o nível de aprendizagem do ensino médio no Brasil, todavia, no ano de 2009 além de avaliar as escolas, passou a tentar substituir os vestibulares, pois sua nota começou a valer como critério de seleção para o ensino superior em instituições privadas, federais ou até mesmo efetuar um financiamento estudantil.

Entre os anos de 2009 até 2016 o exame também era utilizado para obter o certificado de conclusão do ensino médio, entretanto, no ano de 2017 os órgãos do exame decidiram passar para o ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Foi divulgado pelo Inep que o edital será disponibilizado a partir do dia 21 de março. Foi informado que o Enem 2018 terá alguns aperfeiçoamentos que será disponibilizado no edital.

Inscrição para o Enem 2018

Inscrições Enem 2018 Saiba como se inscreverAs inscrições do Enem 2018 têm previsão para iniciar no dia 7 terminando no dia 18 de maio, tendo ao todo 10 dias disponíveis. O cadastro poderá ser feito no portal do Inep no endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/. Caso o exame permaneça com o mesmo método de inscrição, é preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF, data de nascimento e figura exigida (utilizada em outras edições para evitar ataques de hackers).

Após informar os documentos, irá abrir uma janela na qual o estudante deverá preencher com número de identidade RG (Registro Geral), número de telefone, e-mail válido (sendo possível apresentar somente em uma inscrição) e endereço de residência. Terá algumas janelas preenchidas pelas informações disponíveis no CPF como nome completo e nome dos pais. Caso tenha algum dado incorreto compareçam ao órgão expedito de cidade e informe o problema.

A segunda janela será referente a pessoas que precisam de atendimentos específico ou especializados conforme edital. Deverá optar em qual município e cidade que gostaria de fazer a prova. Lembrando que a previsão é que as provas sejam aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro, ou seja, informe a cidade que se encontra neste prazo, pois não é permitido alteração após o encerramento das inscrições.

O candidato também escolher por uma das línguas estrangeiras, tendo como opção inglês e espanhol. O participante vai criar uma senha que dará acesso a página do participante do Enem 2018 onde terá todos os dados referentes ao exame, todavia, é indicado que guarde, pois será importante para se inscrever nos programas educacionais do MEC. Terá que informar sobre a situação do ensino médio e no fim responder um questionário socioeconômico.

Guia de Recolhimento da União do Enem 2018

O Guia de Recolhimento da União – GRU do Enem 2018 é a taxa de inscrição para cobrir alguns gastos do exame. Atualmente se encontra no valor de R$82,00 paga em qualquer agência bancária, agências dos correios e casas lotéricas. Alguns estudantes possuem direitos pela isenção, caso não haja alteração será os seguintes participantes:

  1. Estudantes que vão concluir o ensino médio no final deste ano em escola de rede pública;
  2. Candidatos inscritos no CadÚnico do Governo Federal, que se identificam como baixa renda e respeitam o Decreto 6.135/2007;
  3. Estudantes que se identifiquem aos termos da Lei nº 12.799/2013.

É importante lembrar que na edição anterior aqueles que foram aceitos no critério de isenção, mas não compareceram nos dias de provas, automaticamente caso participe desta edição não será permitido o pedido de isenção.

De acordo com divulgações, o Inep permanecerá com as provas do Enem 2018 aplicadas em dois domingos seguidos, sendo assim 4 e 11 de novembro. Caso permaneça com o mesmo critério o primeiro dia serão aplicadas as áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação. Já no dia 11 será as questões referentes às áreas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Entretanto, sabemos oficialmente através do edital do Enem 2018 que será disponibilizado pelo Inep para visualização a partir do dia 21 de março no Diário Oficial da União – DOU.

Não deixe de nos acompanhar através do Facebook Enem 2018, lá vamos manter todos seguidores atualizados sobre o exame. Não deixe de conhecer a apostila digital, onde vai te ajudar a tirar uma grande nota.

Inscrições Enem 2018: Saiba como se inscrever
Avalie este artigo

Comentários

Comentários

Eliegio Moraes da Silva maio 18, 2018 às 14:28

dia da prova

Responder

Marcelo vales maio 12, 2018 às 21:11

Queria saber se já foi inscrito no ENEM

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: