Inscrições para o Enem 2018 terminam sexta-feira

Atualizado em: 17.05.2018

by Enem 2017 on 17/05/2018

As inscrições para participar da edição do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, Enem 2018 terminam no dia 18 de abril, sexta-feira. De acordo dados divulgados pelo Ministério da Educação – MEC, já são mais de 4 milhões de inscritos para realizar as provas e a previsão é que o número final de participantes seja de mais de 7 milhões de pessoas.

Quem ainda pensa em participar do Enem 2018 deve acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br e clicar em “Página do Participante” e informar o número do Cadastro de Pessoa Física, CPF.  

Vale lembrar que quem não realizou o pedido de isenção da taxa de inscrição de R$82 (oitenta e dois reais) para ter sua inscrição validada terá que até o dia 23 de maio quitar o valor utilizando boleto bancário que pode ser pago nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e casas lotéricas. Atenção para não perder o prazo, pois segundo o INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira não haverá prorrogação.

As notas das provas do Enem 2018 poderão ser usadas nos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada – SISU, Programa Universidade para Todos – Prouni e também para estar apto a contratar financiamento estudantil do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES.

Ainda não se inscreveu? Veja como se inscrever no Enem 2018

Matérias EnemQuem ainda deseja participar do Enem 2018 e não realizou a inscrição deve acessar o site do Enem e realizar os seguintes procedimentos:

  • Informar o número do CPF,
  • Informar o número do documento de identidade, RG,
  • Verificar se os dados pessoais estão corretos,
  • Informar endereço de e-mail válido, (apenas um por inscrição),
  • Informar número de telefone,
  • Informar cidade onde realizará as provas,
  • Informar opção de Língua Estrangeira na prova de Linguagens e Códigos,
  • Informar se necessita de atendimento especial ou especializado,  
  • Gerar para pagamento da taxa de inscrição (caso não seja isento).

Mesmo estando no quadro de quem tem direito a isenção do pagamento da taxa de inscrição, quem não realizou o pedido de isenção antecipadamente terá que gerar o boleto e pagar o valor referente a taxa. O período para solicitar a isenção terminou no dia 15 de abril .  

Provas do Enem 2018

Agora as provas do Enem são aplicadas apenas aos domingos, diferente de edições anteriores em que os participantes tinham que responder a todas as questões em apenas um final de semana, as provas são aplicadas durante dois domingos consecutivos e de acordo com o Cronograma Oficial do Enem 2018, as provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro.

Apesar da mudança nos dias de aplicação, a estrutura das provas do Enem 2018 continua igual. Os participantes terão que responder a 180 questões de múltipla escolha divididas em 4 provas de acordo ao tema, e realizar uma Redação que agora é aplicada já no primeiro domingo.

No dia 4 de novembro os participantes terão que responder às questões referentes as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a prova de Redação. No domingo seguinte, 11 de novembro os participantes vão terão mais duas provas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Em ambos os domingos de aplicação os portões dos locais de aplicação das provas do Enem 2018 vão ser abertos ao meio dia e fechados às 13h. Lembrando que no Brasil estará em vigor o horário de verão e mesmo nas regiões que não aderem ao horário de verão, a base é o horário oficial de Brasília  

Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2018.

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2018 estará disponível para consulta e download na Página do Participante e deve que deve ser acessada através do site do Enem.

O documento estará disponível em outubro e é muito importante para quem vai realizar as provas do Enem 2018, pois nele os participantes serão informados qual o seu número de inscrição, local dia e hora em que irão realizar as provas, opção de Língua Estrangeira e se houver solicitado o tipo de atendimento especializado ou específico.

Não é obrigatório que o participante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias de prova do Enem 2018. Mas é aconselhável que esteja com o documento para eventuais consultas.  

A dica é: Estude com a Apostila do Enem 2018   

Uma dica importante para quem está se preparando ou até mesmo para quem vai começar a preparação é estudar com a Apostila do Enem 2018, o melhor material didático para quem quer ter sucesso no Enem.

Compre a sua agora mesmo, basta clicar no link e será redirecionado para a página e ter mais informações do material de estudos que já ajudou milhares de pessoas a ingressar nas mais renomadas instituições de ensino superior utilizando as notas do Enem.

Aproveite e visite a nossa página do Facebook onde sempre tem informações atualizadas em tempo real do Enem 2018.

Inscrições para o Enem 2018 terminam sexta-feira
4.6 (92.08%) 48 votos

Comentários

Comentários

Geane Gomes souza junho 26, 2018 às 20:50

Eu quero participar. do enem de 2018

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: