Isenção Enem 2019 de taxa de Inscrição Como obter

Atualizado em: 20.06.2018

by Enem 2017 on 20/06/2018

Neste artigo vamos ensinar como fazer o pedido de isenção Enem 2019 de taxa de inscrição. Desde a edição anterior o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep juntamente com o MEC – Ministério da Educação determinou que o pedido de isenção do Exame Nacional do Ensino Médio será efetuado em um período antes das inscrições.

Desta forma, o valor da taxa de inscrição e o período do pedido de isenção do Enem 2019 deverá ocorrer em Abril. Os estudantes também encontrarão todas as informações do exame no edital. A divulgação será publicada no Diário Oficial da União – DOU no mês de março.

Estudantes que têm direito à isenção do Enem 2019

Inscrições do Enem 2019 passo a passoSegundo as regras atuais, os estudantes possuem direito a isenção do Enem 2019 em quatro situações, sendo elas: 

  • Estudantes que vão concluir o ensino médio em escola da rede pública no ano de 2019. A escola deverá estar declarada ao Censo Escolar.
  • Participantes que concluíram o ensino médio através do programa ENCCEJA – Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos.
  • Quem concluiu o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola privada, na qual deverá ter uma renda per capita igual ou menor que um salário mínimo e meio.
  • Candidatos que esteja vulnerabilidade socioeconômica baixa, ou seja, estudantes de baixa renda. Todavia, deverá estar cadastrado no CadÚnico. Só serão considerados participantes de baixa renda que possuem renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

Pedido de Isenção Enem 2019

O pedido de isenção para o Enem 2019 será feito pela internet através do portal do Inep no site https://enem.inep.gov.br. O pedido deverá estar disponível na primeira quinzena do mês de abril, pois as inscrições deverão ter início no mês de maio.

Para efetuar o pedido de isenção o estudante terá um prazo normalmente de 13 dias. Para efetuar a solicitação o estudante deverá ter em mão o Cadastro de Pessoa Física – CPF, data de nascimento e um e-mail válido. No final o estudante criará uma senha para acessar a página do participante para acompanhar o resultado do pedido.

Aqueles que forem solicitar o pedido de isenção através do CadÚnico, basta informar o Número de Identificação Social (NIS). É importante lembrar que o CadÚnico deverá ter os dados cadastrados iguais ao da Receita Federal.

Questionário Socioeconômico do Enem 2019

O participante responderá um questionário Socioeconômico para o Enem 2019. O questionário é referente ao estudante e a família, se referindo aos estudos e subsidiam estatísticas e estudo sobre a educação brasileira.

O questionário deverá ser preenchido com a realidade do estudante. Em caso de informações falsas o estudante será eliminado do Enem 2019, além de poder ser aplicado a punição perante a lei.

Resultado e recurso para pedido de isenção do Enem 2019

O resultado do pedido de isenção será informado na página do participante. Para acessar basta entrar no site oficial do Enem 2019. Em seguida clicar na opção “página do participante” e informar o número do CPF e senha.

Quando não souber a senha bastará requisitar uma nova. Para isso, após informar o CPF, clique na opção “esqueci minha senha”. Depois disso será enviada uma senha provisória via e-mail ou através de um SMS no número informado.

Quem não for aceito receberá um SMS ou e-mail informando a situação. O participante terá em torno de 2 dias para efetuar um recurso porém, neste caso, deverá apresentar novos documentos para que comprovem o motivo que lhe garante estar isento.

Documentos que serão aceitos para o recurso de isenção do Enem 2019

Os documentos aceitos para o recurso do Enem 2019 variam de acordo com qual situação o estudante:

  1. Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013. Documentos dos familiares e do estudante. Comprovante que mostre que estudou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral (lembrando que deverá conter o carimbo da escola), comprovante de renda declarada do mês corrente ou no máximo de três meses anterior (documentos aceitos serão informados juntamente com edital);
  2. Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007. Cópia do cartão juntamente com o número do NIS na qual está inscrito no CadÚnico com dados da Receita Federal, nome completo e CPF da mãe do estudante.
  3. Isenção para aqueles quem for concluir o ensino médio na escola da rede pública. Declaração da escola na qual deverá estar declarada ao Censo Escolar da Educação Básica.

Como se inscrever no Enem 2019

Para se inscrever basta acessar a página do Enem 2019 e informar o CPF. Para os que já fizeram o pedido de isenção basta informar a senha que irá abrir uma janela para iniciar a inscrição. Para os que não fizeram o pedido de isenção deverá informar a data de nascimento e figura exigida.

Outros dados que deverão ser preenchidos para a inscrição do Enem 2019 são opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), situação de conclusão do ensino médio e dados pessoais. Quem não for isento deverá efetuar o pagamento do taxa, que atualmente se encontra no valor de R$82,00.

Isenção Enem 2019 de taxa de Inscrição Como obter
5 (100%) 1 voto

Comentários

Comentários

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: