INEP Divulga Local de Prova do Enem

Falta pouco para o Enem 2019 – Exame Nacional do Ensino Médio, o teste de conhecimento do Ministério da Educação que dá oportunidade de seus participantes conseguirem vagas em cursos de nível superior nas mais renomadas instituições de ensino do país. 

As provas do Enem 2019 serão aplicadas para mais de 6 milhões de pessoas, exatamente nos dias 4 e 11 de novembro, em dois domingos como na última edição realizada.

Apesar de já terem sido divulgadas as datas em que as provas serão aplicadas, os participantes aguardavam com ansiedade a divulgação dos locais onde vão realizar as provas. Mas a espera acabou, pois o local de realização das  provas do Enem 2019 em breve estará disponível para consulta.

Como saber onde vou realizar as provas do Enem 2019

Enem 2019 Local de Prova

O local de prova do Enem 2019 poderá ser consultado no dia 22 de agosto, data prevista pelo MEC para liberação do acesso à informação. O Cartão de Confirmação de inscrição está disponível para todos os participantes que:

  • realizaram o pagamento de 85 reais referente ao valor da taxa de inscrição
  • obtiveram o deferimento do pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição.

É importante que todos os participantes acessem o Cartão de inscrição do Enem 2019, porque além do endereço do local de prova, o cartão contém várias informações importantes, como dados pessoais do participante, qual sua opção de língua estrangeira na prova de Linguagens e Códigos, etc.

Para consultar o cartão de inscrição e saber o endereço do local de prova, o participante terá que acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br e informar o número de CPF e também a senha de acesso que cadastrou quando realizou a inscrição.

Não lembro a senha do Enem 2019, e agora?

Caso ocorra de na hora de consultar o local de prova do Enem 2019 o participante não lembrar qual foi a senha que cadastrou, basta na página do participante clicar na opção “esqueci minha senha” e informar o número do CPF que uma nova senha será enviada para o e-mail do participante.

Consulta do local de prova do Enem 2019 também pode ser feita via telefone

Para maior comodidade dos participantes, o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira disponibiliza uma central de atendimento para que o participante consulte o seu local de prova do Enem 2019.

O número para contato é o 0800-616161 que funciona 24 horas por dia.

Já sabe o endereço do local de prova? Temos dicas importantes para vocês.

Horário. De acordo com o Edital do Enem 2019, o horário base para todos os eventos do Exame será o horário oficial de Brasília. Vale lembrar que provavelmente nos dias em que as provas forem aplicadas, o horário de verão estará vigente em várias regiões do país.

Em ambos os domingos os participantes do Enem 2019 devem seguir estes horários:

  • Abertura dos portões dos locais de prova = 12h
  • Fechamento dos portões dos locais de prova = 13h
  • Procedimentos para segurança = 13h às 13h30
  • Autorização para começar a responder às questões = 13h30
  • Término das provas no 1º domingo = 19h
  • Término das provas no 2º domingo = 18h30

Tolerância com atrasos. Quem chega atrasado, após o horário de fechamento dos portões, será impedido de realizar as provas do Enem 2019. A dica é que ao tomar conhecimento do endereço do local onde irá realizar a prova, o participante vá com antecedência, para conhecer o trajeto e os meios de transporte disponíveis.       

Documentos pessoais aceitos para identificação. Apenas documentos de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteiras profissionais) são alguns exemplos de documentos de identificação aceitos no Enem 2019. A lista completa com todos os documentos está disponível no Edital do Exame.

Objetos pessoais. Celulares, relógios digitais, calculadoras, lápis, borrachas, etc. Não são permitidos durante a realização das provas do Enem 2019. A organização disponibiliza uma embalagem para que o participante guarde seus objetos pessoais durante a prova.

Solicitar reaplicação da prova.  Todos os participantes que forem afetados por eventuais problemas logísticos durante a realização das provas, vão ter o direito de solicitar a reaplicação do Exame. A solicitação deve ser feita até 5 dias úteis depois do último domingo do Enem 2019.

Todas as solicitações serão julgadas por uma comissão chamada “Comissão de Demanda” e a resposta da solicitação será informada via e-mail ou telefone do participante.

Resultado. A consulta dos resultados do Enem 2019 começa com após no terceiro dia útil após o término do Exame com a divulgação dos Gabaritos oficiais. Já os resultados individuais ainda não tem data definida para serem divulgados, mas é provável que aconteça a divulgação em janeiro de 2020, antes das inscrições para o SISU.

Continue a visitar nosso site e visite também a nossa página no Facebook, com várias informações e dicas importantes do Enem 2019, visite, curta e compartilhe.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário