Mais de 1 milhão de estudantes já se inscreveram para o Enem 2018

Atualizado em: 18.04.2018

by Enem 2017 on 07/05/2018

O Enem 2018 já superou incríveis 1 milhão de participantes inscritos no exame!

Poucos dias após a abertura do período de inscrições do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio, mais de 1 milhão de estudantes já se inscreveram no exame. E você que ainda não está entre esses, aproveite e realize a sua inscrição.

Número previsto de inscritos no Enem 2018

Assim como os exames passados, no Enem 2018 não foi diferente. Após poucos dias de inscrições abertas, já chegou a mais de 1 milhão de participantes inscritos.

Já que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é composto de vagas ilimitadas, é previsto um número de 9 milhões de participantes para o Enem 2018. Um alto número, mas ainda não alcançará o recorde que foi de 9,3 milhões de inscritos na edição de 2016.

É esperado essa alta quantidade de participantes no Enem 2018, por conta que na edição do ano passado teve o menor número de inscritos confirmados desde 2013, com 7,6 milhões de alunos. Entre esses 2,03 milhões não compareceram para realização do exame.

Esse número altíssimo de faltosos é composto de muitos alunos que conseguiram isenção da taxa de inscrição do Enem 2017. Muitos destes não justificaram a sua ausência e não pode usufruir da isenção da taxa de inscrição do Enem 2018.

Para o Enem 2018, o MEC (Ministério da Educação) espera um número muito inferior de faltosos, já que muitos perderam o benefício da isenção e tiveram que pagar a taxa de inscrição, farão de tudo para comparecer no exame, já que não poderão ter o valor da taxa de volta.

Como e onde realizar a inscrição do Enem 2018

Aos participantes que ainda não realizaram a inscrição do Enem 2018, ainda está em tempo. O período de inscrição durará até às 23h59min do dia 18 de maio (sexta-feira).

Antes de realizar a inscrição do Enem 2018, aconselhamos a todos os participantes fazer a leitura do edital, lá está todas as regras estabelecidas pelo MEC referente ao exame. Ao praticar o ato de inscrição do Enem 2018, você estará concordando com todas as normas lá divulgadas.

A inscrição só pode ser realizada na página do participante no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponível neste link: https://enem.inep.gov.br/participante.

Para iniciar a inscrição do Enem 2018, o aluno precisa ter em mãos o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e também o RG (Registro Geral). Além de seus documentos, o aluno precisa de um endereço e-mail e telefone pessoal válidos, pois é através destes que o Inep o notificará de todas as informações referente ao exame.

É preciso muita atenção ao realizar a inscrição do Enem 2018, pois se o aluno cometer qualquer erro, será excluído do exame.

Ao preencher todos os campos prestados no ato da inscrição do Enem 2018 corretamente, o Inep emitirá um boleto referente a taxa de inscrição do exame.

O valor da taxa de inscrição do Enem 2018 será o mesmo da edição passada, R$82,00, podendo efetuar o pagamento dessa taxa, à partir do dia 7 de maio até às 23h59min (Horário de Brasília) do dia 23 do mesmo mês.

Este ano o MEC fez uma alteração no período do pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018. Nas edições passadas, a isenção era pedida durante o período de inscrição, correndo o risco do aluno não ter tempo de fazer a inscrição caso o seu pedido fosse negado.

Este ano, o período de pedido de isenção foi antecipado, sendo antes do período de inscrição, tendo como benefício mais tempo para o aluno conseguir realizar a inscrição com o pagamento da taxa, caso o seu pedido de isenção tenha sido negado pelo Inep.

Portanto, os alunos que não conseguiram a isenção da taxa de inscrição precisam efetuar o pagamento.

O pagamento da taxa de inscrição do Enem 2018 pode ser efetuado em qualquer agência bancária do país, casas lotéricas e agências dos correios, dentro do prazo estipulado. Não será aceita de forma alguma o pagamento fora do período.

Após efetuar o pagamento, o aluno receberá uma notificação do Inep, e a partir daí estará com sua vaga garantida no Enem 2018.

Assim como a edição passada, este ano o período de provas foi dividido em dois domingos, sendo eles os primeiros de novembro nos respectivos dias 4 e 11.

Para mandar bem no Enem 2018, precisa pegar firme nos estudos desde já. E para isso, temos o melhor material de apoio disponível atualmente, a apostila do Enem 2018 (clique para conhecer).

Desejamos a todos os participantes boa sorte!

Fique por dentro de todas as notícias referentes ao Enem 2018 acessando nossa página oficial no Facebook. Curta e compartilhe com seus amigos.

Mais de 1 milhão de estudantes já se inscreveram para o Enem 2018
3.3 (66.67%) 6 votos

Comentários

Comentários

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: