MEC oficializou as mudanças do Enem 2017

Atualizado em: 20.04.2017

by Enem 2017 on 08/04/2017

O MEC oficializou em portaria as mudanças do Enem 2017! O Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira (04), portaria fixando todas as novas regras do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. A partir da edição deste ano, não haverá mais certificação do ensino médio com a nota do Enem e os resultados do Exame por escola serão extintos.

A portaria nº 468, com a oficialização das mudanças, já está em vigor e disponível neste link. Ela substitui o texto da portaria nº 807, de 28 de maio de 2010.

No início do mês de março, o MEC já havia informado em entrevista coletiva que as provas do Enem 2017 passariam por algumas mudanças. A mais impactante a todos os participantes é a extinção da aplicação do Exame no sábado, passando a ocorrer em dois domingos consecutivos. Para este ano, as datas escolhidas para aplicação das provas foram 05 e 12 de novembro.

Resultado do Enem 2017 será divulgado apenas em boletim individual

Visando reduzir gastos na operação do Exame e tentando adequá-lo da melhor maneira possível, o MEC decidiu divulgar apenas o resultado individual do Enem 2017, colocando fim às publicações de notas por escolas.

De acordo com a presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), as provas não são elaboradas com objetivo de medir a qualidade do ensino nas escolas do país.

ACOMPANHAR INSCRIÇÃO ENEM 2017

A partir deste ano, a aferição da condição do ensino médio brasileiro será realizada pelo Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).

Com a divulgação exclusiva das notas do Enem 2017 por participante, o Exame continua servindo de mecanismo para acesso ao ensino superior em instituições federais, por meio do Sisu e Sisutec, além de instrumento que garante a chance de concorrer a vagas em programas de financiamento e apoio ao estudante, como ProUni e Fies.

Certificação do ensino médio deixa de ser concedida pelo Enem

Até a edição do ano passado, os estudantes maiores de 18 anos que não haviam concluído o ensino médio podiam se inscrever no Exame para tentar obter o diploma de conclusão do ciclo básico de ensino.

No entanto, de agora em diante, a certificação do ensino médio deixa de ser um dos benefícios aos participantes do Enem, que será voltado especialmente aos programas do MEC de permanência e acesso ao ensino superior.

Os candidatos que pretendiam participar das provas com o objetivo de obter a certificação no Enem 2017, agora deverão se inscrever no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Edital do Enem 2017 será divulgado no dia 10 de abril

O MEC confirmou que a publicação do edital do Enem 2017 acontecerá no Diário Oficial da União (DOU) da próxima segunda-feira, dia 10 de abril.

No documento, além de estarem todas as novas regras do Exame, também estarão todas as datas da edição deste ano. Portanto, é indispensável que todos os estudantes que pretendem se inscrever leiam atentamente o edital, tomando conhecimento de todas as exigências e regras estabelecidas pela organização.

O valor da taxa de inscrição da edição deste ano será confirmado apenas em edital. A nova portaria com as regras do Exame continua garantindo de maneira automática a isenção do Enem 2017 aos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública.

Estudantes de baixa renda também poderão pedir isenção. Para isso, durante a inscrição, será necessário declarar carência no Enem 2017, preenchendo formulário próprio com informações verdadeiras.

Cronograma Enem 2017: datas do período de inscrição e de divulgação do resultado já foram divulgadas

O período de inscrição do Enem 2017 acontecerá entre os dias 08 (segunda-feira) e 19 (sexta-feira) de maio. Os candidatos terão duas semanas se inscrever exclusivamente via internet, através do site oficial http://enem.inep.gov.br.

A data de divulgação do resultado do Enem 2017 também já foi antecipada pelo MEC. A partir do dia 19 de janeiro de 2018, todos os candidatos que participarem das provas poderão acessar as suas notas, no mesmo endereço de inscrição.

Assim que o edital for publicado, disponibilizaremos o link de acesso aqui em nosso site. Continue nos visitando e curta a página do Enem 2017 no facebook para ficar por dentro de todas as novidades!

Comentários

Comentários

cleide lilian alves de lima outubro 9, 2017 às 22:02

quem não tem a nota do enem e terminou o segundo grau dez anos antes de ser exigido tambem precisa fazer o exame para entrar na universidade e concorrer a uma bolsa do fies?

Responder

Joicy Kelly abril 25, 2017 às 16:03

Quem ja fez uma vez o Fies e ja quitou. Poderá fazer novamente?

Responder

Daniele maio 11, 2017 às 17:13

Joicy, esses programas governamentais são ofertados apenas 1 vez por pessoa.
Se tu já teve o FIES, não poderá pedir outra solicitação.
Acredito que tu também não pode obter bolsa ProUni (melhor dar uma pesquisada pois não tenho certeza).

Responder

Kauene Borges Silva abril 8, 2017 às 02:47

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: