Período de inscrição e pedido de isenção Enem 2018

Atualizado em: 17.05.2018

by Enem 2017 on 04/04/2018

Veja como se inscrever e pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2018! No dia 7 de Maio (segunda feira), o MEC (Ministério da Educação) abrirá o período de inscrições para o Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. Os estudantes terão até às 23h59min (Horário de Brasília) do dia 18 (sexta feira) do mês de Maio, para se inscrever.

Como e onde fazer a inscrição do Enem 2018?

Aconselhamos a todos os participantes, que antes de realizar o ato de inscrição do Enem 2018 leiam o edital, pois lá se trata de todas as regras e termos estabelecidos pelo exame.

As inscrições do Enem 2018, podem ser realizadas somente no site válido do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), neste respectivo endereço https://enem.inep.gov.br/participante.

Ao acessar a página do participante, é preciso ter em mãos o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e também seu RG (Registro Geral). Além destes documentos, o aluno deverá ter um endereço de e-mail e um número de telefone pessoal válidos, pois será através destes, que o Inep notificará o estudante sobre qualquer informação relativa ao Enem 2018.

Período de inscrição e pedido de isenção Enem 2018Após preencher corretamente todos os campos pedidos no ato da inscrição, o Inep enviará ao participante a taxa de inscrição do Enem 2018 que precisa ser paga até o prazo estipulado pelo MEC, publicado no edital.

O período de efetuar o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2018 é até o dia 23 de maio, em qualquer agência bancária. Não será aceito de forma alguma, pagamentos efetuados depois da data estipulada pelo MEC.

Ao realizar o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2018, o aluno já estará com sua vaga no exame deste ano garantida.

Participantes que não tem condições de efetuar o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2018 pode optar em realizar o pedido de isenção da taxa de pagamento.

Isenção da taxa inscrição do Enem 2018

Houve uma mudança no pedido de isenção para o Enem 2018. Nas edições passadas o período para tal era durante as inscrições, já neste ano as datas para solicitar o benefício serão entre os dias 2 e 11 de Abril.

O ato da isenção é uma maneira que o MEC conseguiu que todos os alunos que sonham em cursar uma Universidade Federal, possam também participar do exame.

A isenção da taxa de inscrição é disponibilizada à estudantes que tenham vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de uma família de baixa renda, tendo a renda per capita mensal inferior ou igual a um salário mínimo e meio por mês.

Estudantes que estão terminando o ensino médio em escolas de rede pública serão automaticamente isentos da taxa de inscrição do Enem 2018 caso a escola seja inscrita no Censo Escolar da Educação.

Além disso, o MEC também passa a disponibilizar, a partir deste ano, a isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 aos participantes do Encceja 2017 – Exame para Certificação de Competência de Jovens e Adultos.

Caso o participante queira solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 por estar incluído ao CadÚnico (Cadastro Único), deverá apresentar o seu número do NIS – Número de Identificação Social.

É sobre total responsabilidade do estudante verificar após 48 horas se o seu pedido de isenção foi aceito. Caso seu pedido seja aprovado, a sua vaga estará garantida no Enem 2018.

Participantes do Enem 2017 que conseguiram a isenção da taxa de pagamento e, por motivos imprevistos, não puderam participar do exame, tiveram a data para justificar a ausência. Caso tenham justificado, poderão usufruir da isenção para o Enem 2018.

Ao solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2018, o aluno não poderá de maneira nenhuma prestar informações falsas, pois o Inep é totalmente encarregado de verificar as informações do participante.

Caso o estudante pratique qualquer atitude leviana, será automaticamente eliminado do exame e ainda terá que ressarcir o valor estipulado à taxa de inscrição (R$82,00). Por conta disso, reafirmamos aqui que é de absoluta importância que todos os interessados em participar do Enem 2018 leiam o edital, pois ao preencher a inscrição, você estará concordando com todos os termos esclarecidos nele.

O período de provas deste ano será dividido em domingos diferentes como na edição do ano passado, sendo eles 4 e 11 de novembro.

Desejamos a todos, boa sorte!

Se quiser ficar ainda mais por dentro de tudo sobre o Enem 2018, visite nossa página do Facebook. Curta e Compartilhe!

Período de inscrição e pedido de isenção Enem 2018
4.6 (91.51%) 73 votos

Comentários

Comentários

Rosa imaculada de Souza maio 22, 2018 às 11:15

Por favor no ano passa eu fiz o pedido de insenção e não fique sabendo se tinha conseguindo pois estava como problemas de familia. e perdi o prazo para justificar. Como faço

Responder

LÍVIA MOREIRA DA CUNHA maio 21, 2018 às 09:19

Dia 23 é o ultimo dia para pagamento da inscrição.
eu não recebí boleto algum, nem sei onde tirar.
No entanto eu recebí um papel, “inscrição concluída com sucesso”, com a confirmação de todos os meus dados, além do meu número de inscrição.
preciso saber se isso é valido ou se preciso pagar a taxa de inscrição para validar. Se assim for, preciso saber como!

Responder

Leidevania da Silva souza maio 18, 2018 às 14:13

Preciso saber

Responder

mariana maio 17, 2018 às 21:57

fiz minha inscrição mas esqueci de fazer a isenção da taxa e agora?

Responder

ANA LUCIA HASCLEPILDES ROCHA maio 17, 2018 às 12:14

No ano de passado não consegui concluir o exame do Enem porque passei mal, e gostaria que me desse oportunidade, vai fazer muita diferença em minha vida.

Responder

Patrick Gilvan da Silva maio 10, 2018 às 23:36
Laudimar Luiz Ramos maio 9, 2018 às 12:17

Eu quero isenção da escricao do enem

Responder

Ana paula Caetano da Costa abril 29, 2018 às 19:25

Quero passa no Enem

Responder

Ariana moreira abril 17, 2018 às 10:57

Fiz meu pedido de isençao sa taxa quando vou saber se foi aceita?
Pois la diz que ainda ta em análise
Obrigada!!

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: