Provas do Enem 2017 começarão a ser aplicadas no próximo domingo

Atualizado em: 31.10.2017

by Enem 2017 on 31/10/2017

Veja tudo o que precisa saber sobre os dias de prova do Enem 2017! Milhões de estudantes de todo o país estão vivendo a expectativa da aplicação das provas do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. Neste ano, pela primeira vez em toda a existência do Enem, as provas serão aplicadas em dois finais de semana seguidos, nos dois próximos domingos, dias 05 e 12.

Mais de 6,7 milhões de estudantes tiveram suas inscrições confirmadas no Enem 2017. O número de candidatos inscritos foi o menor desde a edição de 2012. No ano de 2014 foi registrado o recorde de todas as edições, com 8,7 milhões de inscrições confirmadas.

Quais as provas serão aplicadas no primeiro domingo do Enem 2017?

Além de alterar os dias de aplicação das provas do Enem 2017, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) também modificou a ordem de aplicação das áreas de conhecimento do Exame, bem como da redação.

As provas deste ano continuarão contando com 180 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada (A – E), divididas entre quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Cartão de confirmação de inscrição Enem 2017

Nesse primeiro domingo (05), serão aplicados os testes de Linguagens, Ciências Humanas e a redação do Enem 2017. Neste ano, os participantes deverão desenvolver seus textos, de caráter dissertativo-argumentativo, no primeiro dia de aplicação do Exame.

No segundo domingo (12), por sua vez, serão aplicadas as questões de Ciências da Natureza e Matemática.

O que levar nos dias de prova do Enem 2017? Quais documentos são aceitos?

O gabarito do Enem 2017 deve ser preenchido exclusivamente com caneta esferográfica da cor preta. Por isso, leve no mínimo duas canetas, para ter uma de reserva. Lembrando que as canetas precisam ser fabricadas com material transparente.

Nos dois domingos de prova, os estudantes precisam apresentar um documento original de identificação com foto. São aceitos: carteira de identidade (RG – Registro Geral), CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Passaporte, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista e Certificado de Dispensa de Incorporação.

O cartão de inscrição do Enem 2017, contendo todas as informações relativas ao participante e à aplicação do Exame, não é exigido nos dias de prova. No entanto, o Inep aconselha que os estudantes levem o documento, visto que serve como base para qualquer orientação, caso seja necessário.

Qual o horário de abertura e fechamento dos portões? Que horas começam as provas do Enem 2017?

Enem 2017 Inscrições

Conforme foi estabelecido em edital, os portões de cada local de prova do Enem 2017 serão abertos ao meio dia e fechados as 13h, pontualmente. Em todos os municípios brasileiros será levado em conta o horário oficial de Brasília/DF.

Desta maneira, é essencial que os estudantes que moram em regiões cujos estados possuem diferença de fuso horário redobrem suas atenções em relação aos horários. Lembrando ainda, que estamos em pleno horário de verão.

O horário das provas do Enem 2017 está confirmado para as 13h30min, seguindo também o horário oficial de Brasília/DF. No primeiro domingo (05), as provas serão aplicadas até às 19h, com duração de 05h30min.

No segundo domingo (12), as provas terão início no mesmo horário. A duração, portanto, será menor, com 04h30min. Desta maneira, o Exame terminará às 18h.

Os participantes que tiverem a intenção de saírem dos locais de prova com seus cadernos de questões, deverão permanecer na sala até os últimos 30 minutos de aplicação do Exame.

Como consultar o Gabarito do Enem 2017? Quando será divulgado?

O Inep irá divulgar o gabarito oficial do Enem 2017 até o dia 15 de novembro, na quarta-feira posterior ao segundo domingo de aplicação das provas, obedecendo o prazo máximo de três dias úteis estabelecidos em edital.

No entanto, divulgaremos as versões extraoficiais do gabarito do Enem 2017 primeiro dia de provas e segundo dia de provas, logo após o encerramento da aplicação do Exame, tanto no dia 05 quanto no dia 12.

Quem quiser conferir as respostas antes mesmo de chegar em casa, poderá acessar nosso site pela internet do próprio celular, assim que sair da sala de aplicação. As questões serão resolvidas por professores das melhores redes de ensino do país, especialistas em cada uma das áreas de conhecimento das provas.

Conte com nossa torcida e siga firme em busca dos seus sonhos. Desejamos boa prova a todos vocês! Nos últimos dias, publicamos um artigo sobre os possíveis temas de redação do Enem 2017. Confira!

Curta a página do Enem 2017 no facebook!

Provas do Enem 2017 começarão a ser aplicadas no próximo domingo
Avalie este artigo

Comentários

Comentários

Clara das Neves novembro 3, 2017 às 01:43

🙂 Estejamos todos preparados para o ENEM 2017

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: