Quando começam as inscrições do Enem 2019?

Atualizado em: 06.08.2018

by Enem 2017 on 06/08/2018

Quando começam as inscrições do Enem 2019? Saiba onde e como fazer a sua! Entre o fim do primeiro semestre e início do segundo trimestre do próximo ano, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgará o edital confirmando todas as regras e datas das provas e do período de inscrição do Enem 2019 – Exame Nacional do Ensino Médio.

Inscrições do Enem 2019 passo a passo
Inscrições Enem 2019 serão em Janeiro

Uma vez por ano, o Ministério da Educação (MEC) organiza, em parceria com o Inep, as provas do segundo maior Exame do mundo, o Enem. Milhões de estudantes de todo o país participam do certame e se habilitam a se inscrever em programas do Governo Federal que possibilitam o acesso ao ensino superior público e privado: Sisu, ProUni, Fies.

Quando começam as inscrições para o Enem 2019?

Tomando como base os cronogramas das edições dos últimos anos do Exame Nacional do Ensino Médio, já conseguimos ter uma previsão de quando será iniciado o período de inscrição para o Enem 2019.

No ano de 2017, por exemplo, a escolha do Inep foi de começar o período de inscrições no dia 08 de maio, uma segunda-feira, com término do prazo às 23h59min do dia 19 do mesmo mês, na sexta-feira da semana seguinte.

Por sua vez, também com duração de duas semanas, as inscrições para o ano de 2018 começaram no dia 07 e se encerraram no dia 18 seguinte, em uma segunda e sexta-feira, respectivamente.

Assim, é muito provável que o início das inscrições do Enem 2019 aconteça às 10h da manhã do dia 06 de maio, uma segunda-feira, e o término aconteça às 23h59min do dia 17 do mesmo mês, na sexta-feira da semana seguinte. É importante ressaltar que o sistema de inscrição funciona levando em conta o horário oficial de Brasília/DF.

Novidade: Período de isenção do Enem 2019 será antes das inscrições

O MEC e o Inep tiveram a iniciativa de inserir um período de solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem, na edição de 2018, antes da abertura das inscrições para as provas. Como a ação surtiu efeitos positivos, é provável que a ideia seja mantida para a edição de 2019.

O Inep deverá publicar o edital do Enem 2019, no Diário Oficial da União (DOU), entre os últimos dias do mês de março e os primeiros dias do mês de abril. O documento ficará disponível na íntegra, com link de acesso através do site oficial do Exame, no portal do MEC, e aqui em nossa página.

Assim que o edital for publicado, confirmaremos os detalhes das regras para as provas, divulgando a notícia completa aqui em nosso site.

A abertura do período de solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 deve se dar logo nos primeiros dias de abril, talvez no primeiro dia do mês, com duração de duas semanas.

Quem pode pedir isenção no Enem 2019?

Poderão solicitar isenção no Enem 2019 os estudantes de baixa renda, que cursaram todos os anos do ensino médio em escolas da rede pública, ou como bolsistas integrais em escolas particulares, que conseguem comprovar rendimento familiar bruto mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Além disso, também conseguem pedir isenção no Enem 2019 estudantes que estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, membros de família de baixa renda, cadastrados no Governo Federal, informando o Número de Identificação Social (NIS), com renda familiar mensal, por pessoa, de até meio salário mínimo, ou rendimento familiar mensal e total de até três salários mínimos.

Estudantes que estiverem concluindo o ensino médio em escolas da rede pública receberão, de maneira automática, a isenção da taxa. Assim, ficarão dispensados de solicitar isenção no período específico.

Como fazer inscrição no Enem 2019?

Todos os participantes deverão realizar as inscrições para o Enem 2019 exclusivamente na página oficial do programa, no portal do Inep, disponível no endereço https://enem.inep.gov.br/.

Na página, será necessário informar alguns dados pessoais, como: nome completo, data de nascimento, número de telefone, endereço de e-mail, CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e documento de identidade (RG – Registro Geral).

É na etapa de inscrição que o candidato precisa escolher o município do local de prova do Enem 2019, bem como apontar a preferência para as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol, qual escolher?).

Os estudantes que não conseguirem receber isenção da taxa de inscrição, deverão imprimir o boleto do Enem 2019, gerando a GRU (Guia de Recolhimento da União) ao fim da etapa de inscrição, para efetuar o pagamento dentro da data que será imposta.

Confirmação de inscrição e data das provas do Enem 2019

Todas as inscrições serão confirmadas no último trimestre do ano, provavelmente no início de outubro, com a liberação do cartão de inscrição do Enem 2019.

As provas do Enem 2019 também devem ser aplicadas em dois domingos consecutivos, na primeira quinzena de novembro.Conte com nosso apoio e continue nos visitando, além de curtir a página do Enem no facebook, para se manter sempre bem informado sobre tudo do Exame!

Quando começam as inscrições do Enem 2019?
5 (100%) 3 votos

Comentários

Comentários

Leave a Comment

Notícia anterior: