Resultado do Enem 2017 será divulgado em 19 de janeiro

Atualizado em: 10.09.2017

by Enem 2017 on 10/09/2017

Data de divulgação do resultado do Enem 2017 já foi oficializada! O Ministério da Educação (MEC) confirmou a data oficial de publicação do resultado do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. Os estudantes que participarem das provas nos dias 05 e 12 de novembro, terão acesso às suas notas a partir de 19 de janeiro de 2018. A consulta deverá ser feita via internet.

Diferente do que é de costume, o MEC e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgaram com antecedência todas as datas do Enem 2017.

Edital do Enem 2017 será publicado no dia 10 de abril: inscrições acontecerão entre 08 e 19 de maio

O edital do Enem 2017, com todas as regras e cronograma oficial do Exame, será publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 10 de abril, segunda-feira. É essencial que todos os estudantes interessados em se inscrever leiam o documento.

O período de inscrição do Enem 2017 acontecerá entre os dias 08 (segunda-feira) e 19 de maio (sexta-feira), com duração de duas semanas.

Resultado do Enem 2017 será divulgado em 19 de janeiro

Todos os estudantes deverão se inscrever exclusivamente via internet, através da página do participante no portal do Inep, disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante.

Para se inscrever, o estudante precisa ter em mãos os números do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e documento de identidade (RG – Registro Geral). O valor da taxa de inscrição do Enem 2017 ainda está sendo estudado pelo MEC e será confirmado em edital. No ano passado, a taxa foi de R$ 68,00.

Provas do Enem 2017 acontecerão em novembro: Resultado será divulgado em janeiro de 2018

A data das provas do Enem 2017 sofreu mudanças em relação aos anos anteriores. A partir desta edição, o Exame será aplicado em dois domingos consecutivos, dias 05 e 12 de novembro, sendo extintas as provas do sábado.

Com a permanência de dois dias de aplicação, serão mantidas as 45 questões das quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

No primeiro domingo, dia 05, serão aplicadas, em 05h30min, as provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação do Enem 2017.

No segundo domingo, dia 12, será a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza, com duração de 04h30min.

O MEC já confirmou que a data de divulgação do resultado do Enem 2017 será o dia 19 de janeiro de 2018, uma sexta-feira.

Para consultar as notas do Enem 2017, os estudantes devem acessar o portal do Inep, no mesmo endereço de inscrição, tendo em mãos o número do CPF e a senha cadastrada durante as inscrições.

MEC e Inep não divulgarão resultado do Enem 2017 por escola

O resultado individual do Enem 2017 será divulgado por áreas de conhecimento, incluindo a redação, avaliada de 0 a 1000 pontos. As notas servirão de requisito principal para a classificação nos programas de ensino superior do MEC, como Sisu, ProUni e Fies.

A partir desta edição, no entanto, não haverá mais a divulgação do resultado do Enem 2017 por escola, visto que a nova direção do Inep não considera o Exame como um instrumento avaliador do ensino básico em instituições.

De agora em diante, o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) será responsável pela avaliação das escolas, permitindo o cálculo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) por instituição.

Notas do Enem 2017 não poderão ser utilizadas para a certificação do ensino médio

Outra mudança para a edição deste ano afeta a certificação de conclusão do ensino médio. A partir de agora, a certificação do ensino médio não será realizada através da nota do Enem 2017.

Agora, o instrumento certificador será o Encceja (Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos), destinado exclusivamente para tal fim.

Para continuar por dentro de todas as informações a respeito do Exame, salve nosso site em seus favoritos, continue nos visitando e curta a página do Enem 2017 no facebook, onde compartilhamos todas as nossas notícias.

Comentários

Comentários

Leave a Comment

Notícia anterior: