Tudo sobre as Provas, Gabarito e Resultado do Enem 2018

Atualizado em: 08.07.2018

by Enem 2017 on 08/07/2018

Provas, Gabarito e Resultado do Enem 2018. Muitos dos estudantes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio vão utilizar a nota para alcançar aquela vaga ou bolsa tão sonhada no ensino superior.

Cronograma: As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro; o gabarito será disponibilizado ao terceiro dia após as provas e o resultado está previsto para a primeira quinzena do mês de janeiro.

A seguir vamos explicar detalhadamente sobre as provas, como visualizar o gabarito, correção das provas e como acessar o resultado do Enem 2018.

Provas do Enem 2018

Tudo sobre as Provas, Gabarito e Resultado do Enem 2018As provas do Enem 2018 serão aplicadas em dois domingos seguidos. As provas são elaboradas por questões retiradas do Banco Nacional de Itens – BNI.

Ao todo são 180 questões de múltiplas escolhas, além de um tema para qual o estudante possa fazer uma redação argumentativa-dissertativa. O caderno de prova é composto por quatro áreas de conhecimentos gerais, sendo elas: Ciências Humanas e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Sendo assim 45 questões para cada área.

Os cadernos de provas do Enem 2018 terão uma duração de 5h30min no primeiro dia e 5h00min no segundo. As provas terão o cartão de respostas cravado e cada caderno terá uma frase e nome do estudante.

Conteúdos cobrados nas provas do Enem 2018

Como o Enem 2018 avalia o nível de aprendizagem do ensino médio, conforme edital sera cobrado os seguintes conteúdos:

No primeiro domingo, dia 4:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: Artes, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Literatura, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia;
  • Redação: O tema é apresentado somente no dia do exame, mas o tema normalmente cobra assuntos problemáticos que o Brasil vem passando.

No segundo domingo, dia 11:

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias: Biologia, Química e Física;
  • Matemática e suas tecnologias: Matemática.

Gabarito do Enem 2018

Cada questão terá opções de A até E, entretanto, somente uma das opções estará correta. O cartão de resposta virá juntamente com a prova, na qual o estudante deverá conferir os dados pessoais como nome, CPF e número de inscrição.

Cada caderno de prova do Enem 2018 virá com uma frase, os estudantes deverão reinscrever no espaço exigido no cartão. Caso ao preencher o gabarito o estudante marque mais de uma opção, aquela questão será automaticamente desconsiderada.

O gabarito deverá ser preenchido com caneta esferográfica de cor preta. A redação deverá ser inscrita na folha da redação. O gabarito oficial será divulgado no dia 14 de novembro no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) através do link site oficial do INEP ou no aplicativo do Enem 2018. Entretanto, nós disponibilizamos um gabarito extraoficial ao término da prova.

Caso mantenha o mesmo método de aplicação, o exame terá até quatro tipos de cadernos divididos por cores diferentes. Sendo assim basta acessar o site e acessar o gabarito referente a cor do caderno.

Resultado do Enem 2018

O mais esperado e onde os estudantes mais ficam ansiosos é o resultado do Enem 2018. A data ainda não foi confirmada, entretanto, deverá ser até a segunda quinzena do mês de janeiro de 2019.

O resultado será divulgado em duas etapas sendo os individuais e os treineiros. Para aqueles que vão fazer a prova para concorrer a uma vaga no ensino superior poderá visualizar no mês de janeiro. Já os treineiros (aqueles que fazem a prova para adquirir conhecimento e assim fazendo uma autoavaliação) terá que aguardar pelo menos 60 dias após a divulgação.

Como é corrigida as provas do Enem 2018

O exame não corrige o gabarito através do caderno de prova, mas sim pelo cartão de resposta. O cartão é colocado em computadores de alta tecnologias, por isso a exigência que o gabarito seja preenchido de caneta esferográfica preta.

Como método de avaliação o Ministério da Educação – MEC juntamente com o Inep dão preferência para a Teoria de Resposta ao Item ou TRI. Esta teoria diminui as chances do estudante pontuar através do famoso “chute”, pois avalia o nível de conhecimento e não a quantidade de acertos. O BNI possui questões referentes à mesma matéria, entretanto, em níveis diferentes como por exemplo, questões fáceis, médias e difíceis.

O TRI diminui os famosos chutes com a seguinte teoria. Os estudantes que acertaram as questões difíceis, terão conhecimento suficiente para acertar as fáceis e as médias.

As notas do Enem 2018 variam de 0 a 1000 pontos. A redação é corrigida por dois professores, na qual pontua de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências exigidas, sendo assim a maior nota que poderá obter é 1000 pontos.

Utilização da nota do Enem 2018

A nota obtida no Enem 2018 é a chave que abre as portas para muitos estudantes no ensino superior. Além disso, o MEC utiliza a nota daqueles vão concluir o ensino médio este ano para avaliar o nível de aprendizagem das escolas.

Para concorrer a uma vaga ou bolsa utilizando a nota do Enem, muitos estudantes utilizam os seguintes programas educacionais: Sisu – Sistema de Seleção Unificada, Prouni – Programa Universidade para Todos e Fies – Fundo de Financiamento Estudantil.

Tudo sobre as Provas, Gabarito e Resultado do Enem 2018
4.5 (90%) 4 votos

Comentários

Comentários

Leave a Comment

Notícia anterior: